Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrechoniak, José Alberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Ana Elísia dapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-22T05:01:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2526-7310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250155pt_BR
dc.description.abstractPara além da consensual importância cultural dos concursos de projetos, problematizase aqui a dimensão democrática dos mesmos e o seu potencial como gerador de danos, ao abstrair conflitos existentes e emergentes. Desde aí, objetiva-se levantar questões referentes aos seus moldes, o que, ao desestabilizar a cultura sobre o tema, pode se justificar. Parte-se da premissa que concursos-outros implicariam em adotar procedimentos participativos e inclusivos e em buscar resultados processuais e abertos, como forma de garantir o acesso à cidadania e o consequente direito à cidade. Questionando-se como tais procedimentos podem ser inseridos nos concursos, dois estudos de casos são explorados de forma qualitativa – o Mercado Distrital do Cruzeiro (2011 – MG) e o Mercado Público de Lages (2014 – SC). Explicita-se meios e fins distintos nesses concursos e, consequentemente, contradições de uma cultura de concursos que, ao tomar o senso democrático como construção ou como premissa, revela diferentes níveis de comprometimentos estético-ético-políticos.pt_BR
dc.description.abstractIn addition to the consensual cultural importance of project competitions, their democratic dimension and their potential as a generator of damage is discussed here, by abstracting existing and emerging conflicts. The objective is to raise questions regarding its molds, which, by destabilizing the culture on the subject, can be justified. Starting from the premise that contests-others would imply adopting inclusive and participatory procedures and seeking procedural and open results, as a way of ensure access to citizenship and the consequent right to the city. Questioning how such procedures can be inserted in the contests, two case studies are explored in a qualitative way – the Cruzeiro District Market (2011 – MG) and the Lages Public Market (2014 – SC). Different means and ends are explained and, consequently, contradictions of a culture of competitions that, when taking the democratic sense as a construction or as a premise, reveals different levels of aesthetic-ethical-political commitments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 6, n.22(2022), p. 440-455pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjects competitionsen
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectConcursos de arquiteturapt_BR
dc.subjectConflictsen
dc.subjectParticipatory processesen
dc.title(Con)cursos de projeto : anotações sobre arquiteturas-outraspt_BR
dc.title.alternativeProjects competitions : annotations about other-architecturesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001151931pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples