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dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorVieira, Felipe Guedes Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-22T05:00:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2178-3640pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250147pt_BR
dc.description.abstractFundamentado sob a concepção de desenvolvimento linguístico da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) e amparado no Princípio da Inteligibilidade (Levis, 2005, 2018) para a de-finição dos aspectos a serem abordados no ensino de pronúncia, este trabalho busca analisar o processo desenvolvimental dos padrões de Voice Onset Timedas plosivas surdas iniciais do inglês por um aprendiz argentino (L1: espanhol, L2: inglês e L3: português brasileiro). Trata-se de um estudo longitudinal do de-senvolvimento de L2 do aprendiz durante o período em que ele participou de sessões de treinamento através do site English Accent Coach (Thomson, 2019). Os dados foram coletados quinzenalmente ao longo de 12 meses, com o intuito de verificar o desenvolvimento dos padrões de VOT do participante. Posterior-mente, seguindo Van Dijk et al. (2011), foram realizadas simulações de Monte Carlo para verificar picos ascendentes e descendentes de desenvolvimento. Os resultados mostraram que o treinamento contribuiu para diminuir a variação intra-sujeito em cada coleta, bem como elevar a duração de VOT do aprendiz. Tais resultados são considerados pertinentes por mostrarem que o treinamento pode ser importante inclusive para aprendizes que já apresentam mais profici-ência referente ao fenômeno treinado.pt_BR
dc.description.abstractBased on the tenets of Complex Dynamic Systems Theory (CDST) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) and following the Intelligibility Principle (Le-vis, 2005, 2018) in the definition of a pronunciation syllabus, this study aims to analyze the development of English Voice Onset Time in word-initial voiceless plosives produced by an Argentinian learner (L1: Spanish, L2: English and L3: Brazilian Portuguese). This is a longitudinal study of the period when this learner took part in perceptual training sessions on the English Accent Coach website (Thomson, 2019). Data were collected fortnightly over 12 months, in order to verify the development of the participant’s VOT patterns. Subsequently, following Van Dijk et al. (2011), Monte Carlo simulations were carried out to verify rising and falling developmental peaks. The results showed that the training contributed to lower the intra-subject variation rates in each data collection, as well as to rise the learner’s VOT durational values. These results are relevant as they suggest that training can be important even when applied to learners who already show some greater command of the trained phenomenon.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jan./dez. 2022), e42967, p. [1]-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerceptual trainingen
dc.subjectVoice Onset Timept_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectComplex dynamical systems theoryen
dc.subjectAquisição da linguagem (segunda língua)pt_BR
dc.subjectPeak analysisen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectTeoria dos sistemas dinâmicos complexospt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleO treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexapt_BR
dc.title.alternativePerceptual training in the development of Voice Onset Time in English (L2) by an Argentinean learner : a complex-dynamic approachen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001150584pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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