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dc.contributor.authorDias, Enéias Brumpt_BR
dc.contributor.authorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T05:01:55Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1677-907Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249707pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem objetivo de explorar repercussões de práticas de contestação ao campo publicitário no contexto mercadológico (agências e anunciantes) e no cenário regulador (Conselho de Autorregulamentação Publicitária -CONAR). A discussão teórica aborda a publicidade como campo articulado ao mundo social e às práticas cotidianas dos sujeitos, entre elas, as práticas de contestação. A metodologia da pesquisa é qualitativa com recursos complementares de quantificação e envolve a técnica de análise documental sobre dados relativos ao contexto brasileiro no período 2011-2019, disponíveis em portais de notícias especializadas em comunicação e no site do CONAR. Os resultados apontam manifestaçõesreativas e empáticas por parte de anunciantes e de agências de publicidade; bem como as ações de sustações, alterações, advertências e arquivamento promovidas pelo CONAR.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to explore the repercussions of public contestation practicesto the advertising field in the market context (advertisers and agencies) and in the regulatory scenario (Advertising Self-Regulation Council -CONAR). The theoretical discussion approaches advertising as an field articulated with the social world and thepeople's daily practices, among them, the contestation practices. The methodology research is qualitative with complementary quantitativeresources and involves the documental analysis technique on data about Brazilian context from the years 2011 to 2020, available on news websites specialized in communication and on the CONAR`s website. The results point to reactive and empathic manifestations by advertisers and advertising agencies; they also show the actions of withdrawals, alterations, warnings and discontinuing promoted by CONARen
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo explorar las repercusiones de las prácticas de contestación al campo publicitario en el contexto del mercado (agencias y anunciantes) y en el escenario regulatorio (Consejo de Autorregulación Publicitaria -CONAR). La discusión teórica aborda la publicidad como campo articulado al mundo social y prácticas cotidianas de los sujetos, entre ellas, las prácticas de contestación. La metodología de investigación es cualitativa con recursos complementarios de cuantificación y involucra la técnica de análisis de documentos sobreel contexto brasileño en el período 2011-2019, disponibles en portales de noticias especializados en comunicación y en el sitio web de CONAR. Los resultados muestran manifestaciones reactivas y empáticas por parte de anunciantes y agencias de publicidad; así como las acciones de retiros, alteraciones, avisos y cierres promovidas por CONAR.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofÂnimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 20, n. 44 (2021), p. 271-288pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectCampo publicitáriopt_BR
dc.subjectContestation practicesen
dc.subjectPublicidade : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAdvertising productionen
dc.subjectEstudos de recepçãopt_BR
dc.subjectPublicidad y propagandaes
dc.subjectPrácticas de contestaciónes
dc.subjectProducción publicitariaes
dc.titleRespostas do campo publicitário às práticas de contestação do públicopt_BR
dc.title.alternativeReponses form the advertisingfield to public contestation practices en
dc.title.alternativeRespuestas del campo publicitarioa las prácticas de contestación del público es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001150612pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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