Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorInvernizzi, Monique Machadopt_BR
dc.contributor.authorWottrich, Laurapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T05:01:29Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1518-6113pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249690pt_BR
dc.description.abstractNo campo da Comunicação, a pesquisa sobre publicidade e propaganda possui um desenvolvimento tardio e, nesse processo, o papel da teoria é central visto que ela configura, tensiona e caracteriza o objeto de conhecimento. Nesta investigação, o objetivo O objetivo da pesquisa é identificar, nas teses e dissertações sobre publicidade e propaganda apresentadas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação brasileiros em 2019, as principais abordagens teóricas adotadas e a forma pela qual as teorias específicas da comunicação persuasiva são acionadas nos estudos. Discute-se o campo científico da Comunicação, a historicidade das pesquisas na área e os principais conceitos e perspectivas para refletir a publicidade atual. A metodologia da pesquisa é descritiva, de caráter quali-quantitativo, combinando técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. O corpus é composto por pesquisas brasileiras. recentes sobre publicidade e propaganda, mapeadas entre as teses e dissertações produzidas nos 47 programas de pós-graduação em comunicação no Brasil, em 2019 (dados disponíveis na produção da pesquisa, em 2020). Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre o tema, contemplado em apenas 40 das 766 teses e dissertações concluídas naquele ano no campo da Comunicação. Apesar desse caráter incipiente, observa-se em uma significativa parte dos trabalhos uma preocupação com a instância teórica da pesquisa, seja propondo-se a operacionalizar e aprimorar conceitos já existentes, ou ainda propondo novas noções. Além da natural apropriação de conceitos de áreas circundantes, destaca-se a circulação intensa de conceitos específicos sobre publicidade e propaganda, desenvolvidos recentemente por pesquisadores brasileiros da área, oportunizando o frutífero avanço do campo como espaço de produção coletiva do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractIn the Communication field, research on advertising and propaganda has a late development. The theory’s role is central to this process, as a practice that shapes, stresses and characterize advertising as an object of knowledge. In this investigation, the objective is to identify, in thesis and dissertations about advertising and propaganda presented in the graduate programs in Communication in Brazil in 2019, the main theoretical approaches adopted and the way that persuasive Communication’ specific theories are driven in the studies. The discussion goes by the scientific field of Communication, the historicity of the research and the main concepts and perspectives to reflect current advertising. The research methodology is descriptive, of a qualitative and quantitative nature, with a combination of bibliographic research and documentary analysis. The sources onsist of recent Brazilian research of advertising and propaganda, mapped between the theses and dissertations produced in the 47 graduate programs in Communication in Brazil, in 2019 (data available in the production of the research, in 2020). The results indicate the lack of researches about the subject, covered in only 40 of the 766 theses and dissertations concluded that year in the Communication’s field. Despite this incipient character, a significant part of the research shows a concern with the theoretical instance, whether proposing to operationalize and improve already existing concepts, or even proposing new notions. In addition to the natural appropriation of concepts from other areas, the intense circulation of specific concepts about advertising and propaganda, recently developed by Brazilian researchers in the area, highlights the fruitful advancement of the field as a space for the collective production of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2021), p. 65-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa em comunicaçãopt_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectPublicidade : Aspectos teóricospt_BR
dc.subjectPropagandaen
dc.subjectPropaganda : Aspectos teóricospt_BR
dc.subjectTheoryen
dc.titleAcionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginalpt_BR
dc.title.alternativeTheoretical drives about advertising and propaganda in brazilian thesis and dissertations: fertile signs of an underprivileged fielden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001150572pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples