Mostrar el registro sencillo del ítem
Identidade de um personagem para auxiliar no ensiono do pensamento crítico para crianças e adolescentes
dc.contributor.advisor | Passos, Jaire Ederson | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Pedro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T04:38:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249359 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) em Design Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul consiste no desenvolvimento da identidade de um personagem que busca auxiliar crianças e adolescentes de 11 a 16 anos a desenvolverem o pensamento crítico. O trabalho busca contribuir para a diminuição no impacto das notícias falsas e informações incorretas através da conscientização sobre o assunto. A sua primeira etapa (TCC 1) consiste do planejamento do projeto; do levantamento da fundamentação teórica a respeito do pensamento crítico e desenvolvimento cognitivo, história dos personagens e a aplicação do design e da semiótica na construção dos personagens; e do levantamento das especificações de projeto. A segunda etapa (TCC2) é composta da geração de alternativas; da seleção e desenvolvimento da solução final do projeto; da aplicação da solução no contexto de uso; e da verificação pragmática do resultado obtido. O resultado desse projeto foi a atribuição de uma identidade ao personagem desenvolvido, bem como indicações de aplicação em um perfil no Instagram; esse resultado também possibilita o desenvolvimento de projetos futuros utilizando a identidade elaborada como base para outras soluções para o problema das notícias falsas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This Course Graduation Project (TCC) in VIsual Design at the Federal University of Rio Grande do Sul consists of the development of the identity of a character that aims to help children and teens from ages 11 through 14 old to develop critical thinking. This project seeks to contribute in the reduction of the impact of fake news and incorrect information by raising awareness on the subject. The first stage (TCC 1) consists of: project planning; theoretical foundation regarding critical thinking and cognitive development, the history of characters and the use of design principles and semiotics to create compelling characters; and the project specifications. The second stage (TCC 2) comprises the generation of ideas; the selection and development of the final project solution; the application of the solution in the context of use; and the pragmatic verification of the results. The solution obtained in this project was the attribution of an identity to the character that was designed, as well as indications of usages in an Instagram profile; the conclusion also makes it possible to develop future projects using the identity created as a basis for other solutions to the problem of fake news. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Character design | en |
dc.subject | Design visual | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | en |
dc.subject | Critical thinking | en |
dc.title | Identidade de um personagem para auxiliar no ensiono do pensamento crítico para crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001150453 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Diseño (387)