Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Simone Melo dapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Bruna Luzpt_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Branca Freitas dept_BR
dc.contributor.authorBruscato, Léia Miottopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-16T04:59:38Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2179-7374pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248949pt_BR
dc.description.abstractEste estudo exploratório tem como objetivo entender alguns dos fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual. Faz parte de uma pesquisa de doutorado que tem entre seus objetivos compreender a alfabetização em desenho na área projetual (arquitetura, design e engenharia) e identificar estratégias de ensino em cursos de graduação nessa área. Aplicou-se a técnica grupo focal com o intuito de compreender como professores de desenho percebem a alfabetização em desenho, especificamente a percepção da forma tridimensional, relacionada com a inteligência espacial. Essa técnica foi utilizada para levantar percepções e proporcionar reflexões a partir de depoimentos. Foram convidados professores de universidades privadas e públicas, com formações diversas e atuação em diferentes cursos, para discutir questões pontuais. Como resultado, encontrou-se que as preocupações e reflexões sobre as dificuldades no ensino do desenho dos professores convergem. Além disso, elencaram-se algumas estratégias de ensino, que atendem a alfabetização em desenho na área projetual, e destacaram-se os fatores relevantes para discutir o assunto. Esses resultados contribuirão para o andamento da pesquisa de doutorado da primeira autora sob a orientação da última autora.pt_BR
dc.description.abstractThis study, characterized by a qualitative and exploratory nature, aims to understand the factors involved in drawing literacy within design courses. It is part of a doctoral research whose partial goals are to understand drawing literacy in design areas (architecture, design and engineering) and to identify teaching strategies practiced among undergraduate courses in this field. A focus group was conducted to comprehend how drawing professors perceive drawing literacy, specifically the three-dimensional shape perception, related to spatial intelligence. The focus group technique was used to raise perceptions and promote reflections from testimonials. Professors who graduated in different majors and have experience teaching different drawing disciplines in design courses, at private and public universities, were invited to discuss specific issues regarding the subject. As a result, it was found a convergence between their concerns and reflections on difficulties teaching in those contexts. Thus, some teaching strategies focused on drawing literacy were identified, as well as relevant factors to discuss the topic. These results will contribute to the first author’s doctoral research under the supervision of the fourth author.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v.26, n.2 (ago. 2022), p. 179-199pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectDrawing literacyen
dc.subjectSpatial perceptionen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectShape perceptionen
dc.subjectFocus groupen
dc.titleFatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual : discussão por meio do uso da técnica grupo focalpt_BR
dc.title.alternativeFactors involved in drawing literacy in the design area : discussion through the use of the focus group techniqueen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149056pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples