Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Andréa Krügerpt_BR
dc.contributor.authorFarias, Alexandre Brodpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T04:55:06Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248904pt_BR
dc.description.abstractO mundo está passando por um dos maiores desafios da história devido a pandemia de COVID-19. Diante das recomendações de isolamento social, as oportunidades para prosseguir uma rotina de exercícios diminuem drasticamente, principalmente em idosos. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da pandemia na prática de exercício físico de idosos previamente ativos. O estudo foi do tipo qualitativo e a amostra foi composta por quinze professores de Educação Física que atuam com treinamento personalizado de idosos na pandemia de COVID-19, selecionados por acessibilidade. Como instrumento foi elaborada uma entrevista semiestruturada com 4 blocos de perguntas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo com categorias temáticas ‘a posteriori’ criadas com base nos quatro blocos de questões. As categorias oriundas de cada um dos blocos do roteiro de entrevista foram: bloco 1) Percepção quanto a pandemia e nível de atividade física de idosos: categorias ‘Medo’ e ‘Inatividade física’; bloco 2) Atendimento e atuação profissional na pandemia: ‘Incerteza quanto ao atendimento’, ‘Migração para o sistema online’, ‘Ajustes no método de trabalho’, ‘Legado do atendimento online’; bloco 3) Exercício físico na pandemia: ‘Segurança no planejamento’, ‘Adaptações nos exercícios’, ‘Tecnologia como fator limitante’; bloco 4) Adaptabilidade dos idosos: ‘Desmotivação inicial’, ‘Necessidade de se manter ativo como fator motivacional’, ‘Importância das relações sociais’. Conclui-se que os idosos deste estudo começaram a praticar exercício físico em casa, através de um atendimento online realizado a distância por seus treinadores personalizados, de forma a manter uma rotina de exercícios no período de isolamento social.pt_BR
dc.description.abstractThe world is experiencing one of the biggest challenges in history due to the COVID- 19 pandemic. Given the recommendations of social isolation, the opportunities to keep an exercise routine decrease dramatically, especially in older adults. The aim of this research was to analyze the impact of the pandemic on the practice of physical exercise in previously active older adults. The study was qualitative and the sample consisted of fifteen Physical Education teachers who work as personal trainers of seniors in the COVID-19 pandemic, selected by accessibility. As a collection instrument, a semi-structured interview was elaborated with four blocks of questions. Content analysis was performed with thematic categories 'a posteriori' created from four blocks of questions. The categories from each of the blocks of the interview guide were: block 1)Perception of the pandemic and level of physical activity of the seniors: categories ‘Fear’ and ‘Physical Inactivity’; block 2) Assistance and professional performance in the pandemic: ‘Uncertainty regarding assistance’, ‘Migration to the online system’, ‘Adjustments in the work method’, ‘Legacy of online assistance’; block 3)Physical exercise in the pandemic: ‘Extra safety measures on planning’, ‘Exercise modifications’, ‘Technology as a limiting factor’; block 4) The adaptability of the seniors: ‘Initial demotivation’, ‘The need to remain active as a motivational factor’, ‘The importance of social interactions’. It was concluded that the older adults in this study began to exercise at home, through an online assistance performed remotely by their personal trainers in order to maintain an exercise routine in the period of social isolation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOlder adultsen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectPhysical exerciseen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicen
dc.titleIdosos de Porto Alegre na pandemia de COVID-19 : um estudo sobre exercício físico em época de quarentenapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149427pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples