Reflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemia
Fecha
2022Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para ...
Esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para a docência, estimulando sua prática no campo da educação básica. As ações previstas pelo programa foram impactadas pela pandemia global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19, o que se refletiu no processo de ensino-aprendizagem tanto do ponto de vista dos professores quanto dos estudantes. É possível dizer que o contexto de emergência sanitária implicou no acréscimo de complexidade nas tarefas de ensino, demandando modificações significativas em relação à atuação e postura de docentes e alunos. Diante dessa realidade, este relato de experiência de cunho exploratório-descritivo busca refletir sobre a atuação como residente pedagógico/licenciando em música e inter-relacionar duas experiências vividas, uma na modalidade online e outra na modalidade híbrida (online e presencial simultaneamente). O relato abordou reflexões originadas nessas aulas como a presença da interdisciplinaridade, a relação com a Educação Musical, o domínio das tecnologias e a relação entre professor/aluno dentro do ensino remoto. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Música (193)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License