Show simple item record

dc.contributor.advisorRodrigues, André De Cillopt_BR
dc.contributor.authorSaraiva, Saulo Bentespt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T04:53:57Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248883pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer reflexões a respeito das experiências do autor durante sua atuação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo esse, um programa de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Residência Pedagógica (RP) é um programa do ministério da educação que visa a formação de estudantes matriculados em Licenciaturas com o objetivo de prepará-los para a docência, estimulando sua prática no campo da educação básica. As ações previstas pelo programa foram impactadas pela pandemia global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19, o que se refletiu no processo de ensino-aprendizagem tanto do ponto de vista dos professores quanto dos estudantes. É possível dizer que o contexto de emergência sanitária implicou no acréscimo de complexidade nas tarefas de ensino, demandando modificações significativas em relação à atuação e postura de docentes e alunos. Diante dessa realidade, este relato de experiência de cunho exploratório-descritivo busca refletir sobre a atuação como residente pedagógico/licenciando em música e inter-relacionar duas experiências vividas, uma na modalidade online e outra na modalidade híbrida (online e presencial simultaneamente). O relato abordou reflexões originadas nessas aulas como a presença da interdisciplinaridade, a relação com a Educação Musical, o domínio das tecnologias e a relação entre professor/aluno dentro do ensino remoto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPandemia : Covid 19pt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleReflexões de um licenciando em música do programa residência pedagógica : um relato de experiência em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149765pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record