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dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorMello, Amiltonpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T04:53:52Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248881pt_BR
dc.description.abstractEsse memorial descritivo têm o objetivo de apresentar o meu percurso pessoal e profissional de um indígena Kaingang do interior do estado do Rio Grande do Sul até me tornar diretor de uma escola indígena, bem como, de um professor de Educação Física. Minha trajetória estudantil inicializa com apenas sete anos de idade, em uma cidade no interior do estado. Após os primeiros anos escolares na escola indígena, frequentei tendo que estudar na escola do Fóg, onde passei por muitas dificuldades, por aquele ambiente ser muito diferente do meu contexto cultural. Após concluir o Ensino Fundamental e médio em escolas Fóg, fui convidado para ser professor de uma escola indígena, ainda no interior do estado, fato esse que me fez refletir sobre minha prática educativa. Fui morar em Porto Alegre e estudei no curso de Educação Física da UFRGS e ao mesmo tempo me tornei diretor da escola Kaingang. Como gestor me deparei com muitos desafios, principalmente pelo descaso do poder público para com a educação pública em especial com a educação indígena. No curso de graduação em Educação Física, apesar de toda a estrutura disponibilizada, me deparei com a invisibilidade cultural dos povos originários, com conteúdos e práticas hegemônicas/eurocêntricas que não faziam parte da nossa realidade na aldeia, passei por dificuldades no processo de aprendizagem, pois muitos professores não entendiam minhas apreensões. Compreendo a importância da Educação Física enquanto componente curricular que reconheça e auxilie a cultura corporal dos povos indígenas e que tenha capacidade de analisar criticamente práticas dominantes na área.pt_BR
dc.description.abstractEste memorial descriptivo tiene como objetivo presentar mi recorrido personal y profesional de un indígena Kaingang del interior del estado de Rio Grande do Sul hasta que me convertí en director de una escuela indígena, además de profesor de educación física. Mi trayectoria estudiantil comienza con apenas siete años de edad, en una ciudad del interior del estado. Después de los primeros años escolares en la escuela indígena, asistí teniendo que estudiar en la escuela de Fóg, donde pasé por muchas dificultades, porque ese ambiente es muy diferente a mi contexto cultural. Luego de terminar la primaria y el bachillerato en las escuelas Fóg, me invitaron a ser maestra en una escuela indígena, aún en el interior del estado, hecho que me hizo reflexionar sobre mi práctica educativa. Me fui a vivir a Porto Alegre y estudié en el curso de Educación Física en la UFRGS y al mismo tiempo me convertí en director de la escuela Kaingang. Como gerente, enfrenté muchos desafíos, principalmente debido al desprecio del gobierno por la educación pública, especialmente la educación indígena. En la carrera de Educación Física, a pesar de toda la estructura disponible, me encontré con la invisibilidad cultural de los pueblos originarios, con contenidos y prácticas hegemónicas/eurocéntricas que no formaban parte de nuestra realidad en el pueblo, pasé por dificultades en el proceso de aprendizaje, porque muchos profesores no entendieron mis aprensiones. Entiendo la importancia de la Educación Física como un componente curricular que reconoce y apoya la cultura corporal de los pueblos indígenas y que tiene la capacidad de analizar críticamente las prácticas dominantes en la zona.es
dc.description.abstractThis descriptive memorial aims to present a personal and professional tour of an indigenous Kaingang from the interior of the state of Rio Grande do Sul until I became director of an indigenous school, in addition to a physical education teacher. My student section starts with only age, in a city within the state. After the first school years in the indigenous school, I also had to study in the school of Fóg, where I went through many difficulties, because this environment is very different in my cultural context. As a result of finishing the primary school and school in Fóg schools, I was invited to be a teacher in an indigenous school, even in the interior of the state, which I have to reflect on my educational practice. I went to live in Porto Alegre and studied in the Physical Education course at UFRGS and at the same time I became director of the school Kaingang. As a manager, I face many challenges, mainly due to the lack of interest in public education, especially indigenous education. In the Physical Education track, in spite of all the available structure, I find myself with the cultural invisibility of the original pueblos, with content and hegemonic/eurocentric practices that do not form part of our reality in the pueblo, it is due to difficulties in the process of apprenticeship, because so many teachers did not understand my learnings. I understand the importance of Physical Education as a curricular component that recognizes and supports the body culture of indigenous people and has the ability to critically analyze the prevailing practices in the area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación física escolares
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectKaingangpt_BR
dc.subjectCultura Kainganges
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectPueblos indígenases
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectKaingang cultureen
dc.subjectIndigenous peopleen
dc.title(Re)existências e (re)conhecimento : memorial de um indígena Kaingangpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149541pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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