Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física
dc.contributor.advisor | Bilibio, Luiz Fernando Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Cruz, Paula Di Domenico da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T04:52:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248784 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho realiza uma aproximação entre os campos semânticos do núcleo da Educação Física e do campo da Saúde Mental Coletiva, com o objetivo de discutir os termos Acolhimento e Projeto Terapêutico Singular. Com isso, busca-se fazer relações, interpretações e gerar uma maior compreensão dos significados desses termos, que são próprios do campo da Saúde Mental Coletiva. A partir da experiência de três meses de estágio em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e da compreensão de Campo Semântico, da Teoria De Campo e Núcleo de Gastão Wagner de Souza Campos (2000) e da compreensão de Trabalho Vivo Em Ato de Emerson Elias Merhy (1998), foi possível construir a base deste estudo, para que as aproximações fossem feitas, estreitando as diferenças de um campo semântico para outro, a fim de tornar a Educação Física mais próxima a um de seus campos de atuação: o campo da Saúde Mental Coletiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This senior thesis brings together the semantic field of Physical Education and the field of Collective Mental Health, with the objective of discussing the terms Reception and Singular Therapeutic Project. With this, it seeks to make relationships, interpretations and generate a greater understanding of the meanings of these terms, which are specific to the field of Collective Mental Health. Based on the experience of three months of internship at a Center for Child and Youth Psychosocial Attention (CAPSi) and the understanding of the works Campo Semântico, Teoria de Campo e Núcleo by Gastão Wagner de Souza Campos (2000) and the understanding of Trabalho Vivo em Ato by Emerson Elias Merhy (1998), it was possible to build the basis of this study, so that the aforementioned approximation could be made, narrowing the differences from one semantic field to another, in order to bring Physical Education closer to one of its fields of action: the field of Collective Mental Health. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Collective mental health | en |
dc.subject | Saúde coletiva | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Projeto social | pt_BR |
dc.subject | Children | en |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Ensaiando um encontro semântico entre saúde mental coletiva e educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149311 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License