Efeitos da pandemia na rotina das pessoas que frequentavam atividades aquáticas
dc.contributor.advisor | Silveira, Raquel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Padilha, Renata Xavier | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T04:51:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248727 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo, de conclusão de curso tem como tema: a atividade física na pandemia do coronavírus. Seu objetivo foi compreender como está a rotina das pessoas que estão desde março sem ir na academia de ginástica fazer as aulas coletivas na piscina. Sua rotina de trabalho modificou? A atividade física se mantém, de que maneira? Que recursos utilizam para manter essa manutenção? Para responder essas questões escolhi como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa e utilizei como ferramenta metodológica a entrevista semi-estruturada. Entrevistei 4 pessoas que frequentavam uma academia de ginástica de Porto Alegre/RS, e que praticavam aulas coletivas na piscina. Sistematizei os resultados em três momentos: (1) Um breve apontamento sobre as(os) entrevistadas(os) antes da pandemia; (2) As implicações da pandemia nessas trajetórias: rotinas; (3) Atividade física na pandemia: entre dificuldades e adequações. Sobre o primeiro momento, constatei que a rotina dessas pessoas eram intensas, e que praticavam atividades aquáticas de três a seis vezes por semana antes da pandemia. No segundo momento, constatei que a rotina delas mudaram completamente, permanecendo mais tempo em casa devido ao distanciamento social, se comunicando com os familiares e amigos através da internet. No terceiro momento, constatei que três delas não estão praticando atividade física em casa, por diversos motivos, dentre estes: não tem o professor para orientar; não se adaptaram com as aulas online através do formato live ou gravadas que eram disponibilizadas pela academia de ginástica; por não ter materiais em casa; pelo ambiente de casa não favorecer; falta de motivação; e por gostar das atividades na piscina e não ter uma em casa. Já a pessoa que manteve suas atividades físicas em casa passou por um processo de aprendizagem. Experimentando fazer o que lembrava dos exercícios que executava na academia de ginástica em casa, depois assistindo o que era disponibilizado pela academia, até chegar nas aulas online ministradas por um pernosal trainer. Portanto, esse trabalho conclui que a rotina dessas pessoas mudaram bruscamente por causa da pandemia, e dentre essas mudanças as atividades físicas também foram alteradas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exercícios aquáticos | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 (2020-) | pt_BR |
dc.subject | Academias de ginástica | pt_BR |
dc.title | Efeitos da pandemia na rotina das pessoas que frequentavam atividades aquáticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149306 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)