Elementos motivacionais para aprendizagem em ciências na Educação Básica e seu impacto nas escolhas por áreas e carreiras científico-tecnológicas
dc.contributor.advisor | Raupp, Daniele Trajano | pt_BR |
dc.contributor.author | Meneghetti, Rui Queirós | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-27T05:05:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/247988 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em vista das dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem de Ciências e a baixa procura de estudantes por carreiras nestas áreas do conhecimento, o objetivo deste trabalho visa identificar e apresentar quais são as particularidades presentes na vida do aluno, e que possuam capacidade de influenciar na aprendizagem e no interesse dos estudantes pelas áreas das Ciências, bem como, fazer a relação entre a função do educador e o processo de motivação dos alunos em compreender a disciplina e optar pela carreira científica. Este trabalho se justifica, com a finalidade de expor aos interessados, os possíveis desafios encontrados no processo de ensino-aprendizagem e nas escolhas em seguir atuando nas áreas de Ciências, que relaciona-se com a motivação dos estudantes e professores, sofrem influências da família e da sociedade, provém das necessidades do mercado e da economia, deteriora-se diante da desvalorização profissional, e é diretamente afetada pelo modelo atual de educação. A pesquisa foi realizada em bibliografia disponível, tais como: artigos científicos, dissertações e livros referentes aos tópicos destacados, e também, com um questionário aplicado a estudantes, professores e profissionais da área científica. Sendo realizada a conexão e discussão entre as teses resultantes do estudo bibliográfico com as respostas obtidas nos questionamentos direcionados aos voluntários da pesquisa. Diante deste conjunto de informações coletadas, fica clara a necessidade de reavaliar os parâmetros do currículo escolar , a estrutura do ambiente de ensino, as metodologias e didáticas aplicadas à aprendizagem científica, e por consequência, proporcionar uma formação docente de qualidade, assim como, melhores possibilidades de formação continuada e a valorização do educador . Desta forma, é possível desmistificar a visão negativa atribuída ao conhecimento científico, sendo o educador , além de um catalisador no processo de aprendizagem, também um agente que inspira os estudantes a encontrar suas aptidões e habilidades, tornando-os capazes de fazer suas próprias escolhas acadêmicas e profissionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering the dif ficulties of the process of teaching-learning into science subject and the low demand of students looking for careers in these areas, the aim of this study is identify and present the characteristics in the student’ s life that can influence the their interest in Scientific areas. Also, relate the role of the educator and the science process to understand the discipline and choose the careers that are related to science. This project goal is showing the challenges found in the process of teaching – learning, which relates to the teacher ’ s and student’ s motivation, that suf fer from family and society influences, coming from the needs of the market and the economy . It deteriorates the professional assessment, and are directly af fected by the current model of education. For this research, it was used available literature, such as scientific articles, dissertations and books, also some questions were applied to students, teachers and professionals in the scientific area. The answers were used to connect and discuss the similarities to the previous research, that clears out to the need of reconsider the parameters the school curriculum, the structure of the teaching environment, the methodologies and didactics applied to scientific learning, consequently , provide quality and better possibilities for continuing education and educator appreciation. Therefore, it is possible to change the negative vision of scientific knowledge, by the teacher being the inspiration for the students, so they can find out what are their habilities and skills, so they are able to make their professional and academic choices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Scientific career | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Carreira científica | pt_BR |
dc.subject | Science teacher | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Influences on science study | en |
dc.title | Elementos motivacionais para aprendizagem em ciências na Educação Básica e seu impacto nas escolhas por áreas e carreiras científico-tecnológicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001148582 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License