Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorSirianni, Gabrielle Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorKunrath, Simone Paulapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-21T04:39:35Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0102-7158pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247680pt_BR
dc.description.abstractO Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado desde 1998, é usado para diferentes fins, sendo con-siderado um exame de alta relevância (SCHLATTER et al., 2009). A Parte Escrita do exame é composta por quatro tarefas que simulam situações de uso do português, uma vez que a noção de proficiência subjacente ao exame apresenta uma visão de uso da língua “com propósitos sociais, construída social e localmente por seus participantes” (BRASIL, 2020, p. 28). Schoffen et al. (2018), ao descreverem e categorizarem os enunciados das tarefas do exame, concluíram que a Tarefa IV apresenta características diferentes em relação às outras três tarefas da Parte Escrita. Com base nesses resultados, este artigo tem por objetivo analisar de modo mais aprofundado a Tarefa IV do exame, apresentando suas especificidades em relação às demais tarefas. A partir da análise das 43 tarefas IV aplicadas no exame entre 1998 e 2019, verificamos que o Celpe-Bras vem apresentando, nesta tarefa, contextos de uso da língua em que os examinandos devem explicitamente posicionar-se a respeito de um determinado assunto. Identificamos, com essa análise, dois perfis recorrentes de esferas, gêne-ros do discurso e propósitos comunicativos na Tarefa IV do Celpe-Bras. A descrição apresentada contribui para um maior conhecimento sobre o próprio exame, bem como pode auxiliar professores e examinandos que buscam conhecer mais sobre o Celpe-Bras, para, assim, se prepararem melhor para a prova.pt_BR
dc.description.abstractThe Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras), applied since 1998, is used for different purposes, being considered a high-stakes exam (SCHLATTER et al., 2009). The Written Part of the exam consists of four tasks that simulate uses of Portuguese, since the exam considers proficiency as using the language “for social purposes, socially and locally constructed by its participants” (BRASIL, 2020, p. 28). Schoffen et al.(2018), when describing and categorizing the exam tasks, concluded that Task IV presents different characteristics in relation to the other three tasks of the Written Part. Based on these results, this article aims to further analyze Task IV of the exam, presenting its specificities in relation to other tasks. From theanalysis of the 43 tasks IV applied in the exam be-tween 1998 and 2019, we concluded that Celpe-Bras has been presenting, in this task, contexts of language use in which the examinees must explic-itly position themselves on a certain theme. With this analysis, we identi-fied two recurrent profiles of spheres, speech genres and communicative purposes in Task IV of Celpe-Bras. The description presented contributes to a greater knowledge about the exam itself, as well as it can assist teach-ers and test takers who seek to know more about Celpe-Bras, in order to prepare themselves better for the exam.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ABRALIN. [São Cristóvão, SE]. Vol. 19, n. 3 (2020), p. 909-935pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProficiency assessmenten
dc.subjectExame Celpe-Braspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectCelpe-Bras examen
dc.subjectArgumentationen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.titleO perfil argumentativo da Tarefa IV no exame Celpe-Braspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147990pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples