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dc.contributor.authorSegat, Giovana Lazzarettipt_BR
dc.contributor.authorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.date.accessioned2022-08-21T04:39:07Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2358-5870pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247668pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se insere na área da Linguística Aplicada e objetiva analisar as questões da prova de espanhol do Enem a fim de registrar possíveis regularidades do exame. Para isso, contextualizamos a pesquisa à luz dos processos de inclusão e exclusão do espanhol nos documentos oficiais e no currículo da educação brasileira, traçando um paralelo entre as orientações curriculares para o Ensino Médio e o Enem, a partir de um corpus de 45 questões, aplicadas no exame entre 2010 e 2018. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa interpretativista, com processos metodológicos de análise documental. A partir da análise, constatamos algumas regularidades em relação a eixos temáticos, a gêneros discursivos e a habilidades requeridas com maior frequência, traçamos paralelos entre as proposições dos documentos oficiais, as competências e habilidades da Matriz de Referência e as ocorrências do exame, e problematizamos alguns pontos que merecem atenção.pt_BR
dc.description.abstractThis study is part of Applied Linguistics‟ area and aims to analyse the questions of the Enem Spanish test in order to register possible regularities of the exam. The research is contextualized considering the processes of inclusion and exclusion of Spanish from the official documents and curriculum of Brazilian education, drawing a parallel between the curricular guidelines for High School and Enem, based on a corpus of 45 questions, applied from 2010 to 2018. This study is characterized as qualitative interpretative research, with methodological processes of document analysis. From the analysis, we found some regularities in relation to thematic, discursive genres and the most frequent required skills - in addition to parallels between the propositions of official documents, the competences and abilities of the Reference Framework and the occurrences of the exam and we problematized some points that deserve attention.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLeia Escola. [Campina Grande, PB]. Vol. 21, n. 2 (ago. 2021), p. 166-188pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpanishen
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.titleA avaliação de língua estrangeira no Enem : um diálogo entre as questões de espanhol e os documentos orientadores da educação brasileirapt_BR
dc.title.alternativeForeing language assessment at Enem : a dialogue between Spanish questions and the guiding documentos of Brazilian educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147988pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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