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dc.contributor.authorCampos, Amanda Caroline Fagundespt_BR
dc.contributor.authorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:47:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1982-5153pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246998pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo refletimos sobre como licenciandos em matemática reconhecem especificidades de Modelagem Matemática, como justificam as especificidades reconhecidas e exemplificam planejamentos, com as referidas especificidades, no âmbito da Modelagem Matemática. Para isso, analisamos qualitativamente os textos produzidos em uma entrevista, entendendo texto como uma forma de relação social tornada visível, palpável e/ou material, que abrange não só a escrita, mas também falas e gestos (BERNSTEIN, 1996). Ao explorar tais textos identificamos: justificativas não argumentadas com menção a leituras, discussões e/ou práticas vivenciadas anteriormente; reconhecimento parcial de especificidades de Modelagem Matemática, e; exemplos de planejamentos dissonantes de especificidades escolhidas pelos entrevistados. Diante disso, apresentamos sugestões para os cursos de formação de professores de matemática e trazemos questões para próximas investigações.pt_BR
dc.description.abstractIn this article we analyze how three undergraduate students in Mathematics at the recognize specificities of some conceptions of Mathematical Modeling and differentiate it from other trends in Mathematics Education; justify there cognized specificities, and; exemplify planning, according toth eaforementioned specificities, within the scope of Mathematical Modeling. For this, we observe qualitatively the texts produced by the aforementioned students in a interview, seen here as a form of social relationship made visible, palpableor material, which covers the writingandal so the speeches and gestures (BERNSTEIN, 1996). We consider that these texts contained: justifications no targued with reference toreadings, discussions or practices previously experienced; partialrecognition of specificities Mathematical Modeling, and; examples of dissonant planning of specificities chosen by the interviewees. Therefore, we make suggestions for mathematics teacher courses and bring questions for further investigations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 15, n. 1 (2022), p. 165 - 188pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics teacher education courseen
dc.subjectBernstein, Basil, 1824-2000pt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.titleModelagem matemática no contexto pedagógico : um olhar sobre textos produzidos por três licenciandos em matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling in the pedagogical context : a look at the text produced by three future teacher in mathematicsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001141467pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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