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dc.contributor.authorPeixoto, Thalispt_BR
dc.contributor.authorCopetti, Érica Alicept_BR
dc.contributor.authorLamb, Ágata Tamarapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:47:27Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2238-5800pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246987pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é um relato de experiência e constitui-se como um exercício de reflexão acerca de como, e em que momentos, as intervenções de professores e professoras ocorrem em ambientes de Modelagem Matemática. Para isso, consideramos três pesquisas do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Modelagem e Tecnologias (GEPEMMTec), que propõem ambientes de Modelagem Matemática no Ensino Básico. As pesquisas estão embasadas nas concepções de Modelagem de Barbosa (2001) e Malheiros (2008). Consideramos como dados recortes do caderno de campo dos professores e, seguindo uma abordagem qualitativa, procuramos identificar as intervenções realizadas pelos professores e em que momentos ocorreram. A análise dos dados apontou para a ocorrência de quatro tipos de intervenção. Três delas, conforme Veronez e Castro (2018), são: questionamento, esclarecimento e sugestão. O quarto tipo que observamos foi o que denominamos de "não intervenção". Observamos que as intervenções ocorreram: (i) quando foi preciso dar ouvidos a estudantes; (ii) para esclarecer algum procedimento; (iii) para esclarecer que tipo de informações eram válidas; (iv) quando foi preciso delimitar e/ou aprofundar alguma situaçãoproblema; (v) quando os estudantes estavam em um "beco sem saída".pt_BR
dc.description.abstractThis paper is an experience report and constitutes an exercise in reflection on how and when teachers’ interventions occur in Mathematical Modelling environments. We considered three studies from the research group Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Modelagem e Tecnologias (GEPEMMTec), which proposed Mathematical Modelling environments in Basic Education. The studies are based on the Modelling perspectives proposed by Barbosa (2001) and Malheiros (2008). We considered excerpts from the teachers’ field notes as data, and following a qualitative approach, we identified teachers’ interventions and when they occured. Data analysis suggested the occurrence of four types of interventions. Three of them, according to Veronez & Castro (2018), are: questioning, clarification and suggestion. The fourth type we named as “nonintervention”. Besides, we observed that the interventions occurred: (i) when it was necessary to give a voice to students; (ii) to clarify some procedure; (iii) to clarify what kind of information was valid; (iv) when it was necessary to delimit and/or deepen the problem situation; (v) when students were in a “dead-lock”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, PR. Vol. 10, n. 23 (2021), p. 372 - 394pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical interventionen
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleIntervenções de professores em ambientes de Modelagem Matemática : um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeTeachers' interventions in Mathematical Modelling environments : an experience reporten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137999pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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