Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGutierrez, Ana Lérida Pachecopt_BR
dc.contributor.authorBorges, Maria de Lourdespt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:47:07Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0719-4706pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246963pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é analisar a memória institucional do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil em um período de crise institucional (1985-2001). Foi realizado um estudo de caso qualitativo aprofundado, onde foram aplicadas, transcritas e analisadas 18 entrevistas e análise documental. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o período de crise institucional iniciado com a mudança de sede do Instituto ocorreu contra a vontade da maioria dos servidores e promoveu uma desestruturação das rotinas, hábitos e valores, impactando no capital institucional. O período de crise foi vencido a partir de um trabalho de empreendedorismo institucional, cuja reconstrução foi possível através do entrecruzamento das narrativas de quem vivenciou a crise com outros documentos, legando ao presente uma compreensão mais profunda sobre o passado institucional. A partir da discussão dos resultados propõe-se o entendimento da memória institucional como componente estratégico e ativador do empreendedorismo institucional voltado para a geração de capital institucional.pt_BR
dc.description.abstractThe aim is to analyze the institutional memory of the Institute of Mathematics and Statistics (IME) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brazil in a period of institutional crisis (1985- 2001). An in-depth qualitative case study was conducted, where 18 interviews and documentary analysis were applied, transcribed and analyzed. The data were analyzed according to thematic content analysis. The results indicate that the period of institutional crisis initiated with the change of headquarters of the Institute occurred against the will of most servers and promoted a destructuring of routines, habits and values, impacting institutional capital. The crisis period was overcome from a work of institutional entrepreneurship, whose reconstruction was possible through the intersection of the narratives of those who experienced the crisis with other documents, bequeathed to the present a deeper understanding on the institutional past. The discussion of the results proposes the understanding of institutional memory as a strategic and activating component of institutional entrepreneurship focused on the generation of institutional capital.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Inclusiones. Santiago, Chile. Vol. 7, n. esp. (2020), p. 205 - 233pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollective memoryen
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectInstitutionalizationen
dc.subjectPublic teachingen
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.titleMemória, capital e empreendedorismo institucionais : análise de um período de crise em um instituto de matemática brasileiropt_BR
dc.title.alternativeInstitutional memory, capital and entrepreneurship : analysis of a period of crisis in a brazilian mathematics instituteen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001143405pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples