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dc.contributor.authorCampos, Amanda Caroline Fagundespt_BR
dc.contributor.authorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:46:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0104-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246923pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações.pt_BR
dc.description.abstractIn this article we analyze classes that involved Mathematical Modeling in two subjects of the Universidade Federal Rio Grande do Sul mathematics teaching course, focusing on the indicators knowledge /issues in study and practical work /activities presented by Santos (2010). For this, we characterized excerpts from the Combinatória I and Geometria II - MAT classes (in which the undergraduates developed Mathematical Modeling projects) through the concepts of classification and framing (BERNSTEIN, 1998), after observing, video recording and transcribing the classes. Regarding Mathematical Modeling, some excerpts contributed to observe the recontextualization (BERNSTEIN, 1998) between Barbosa’s (2001a) conception, on which the classes were based, and the development of these classes; We observed that there was with discussions of a social nature and that the teacher sought to relate knowledge and subjects, shared control with the undergraduates (who experienced Mathematical Modeling in the position of apprentices), but presented detailed explanations and illustrations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVidya. Santa Maria, RS. Vol. 40, n. 1 (2020), p. 63 - 80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectMathematics teaching courseen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectClassification and framingen
dc.subjectIssues in studyes
dc.subjectPractical workses
dc.titleModelagem matemática na licenciatura em matemática : análise de assuntos em estudo e trabalhos a realizar por meio dos conceitos de classificação e enquadramentopt_BR
dc.title.alternativeMatematical modeling in a mathematics teaching course : analysis of issues in study and practical works by classification and framing conceptsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001141320pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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