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dc.contributor.authorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T04:42:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1517-106Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246588pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio se ocupa da produção do artista múltiplo Oscar Agustín Alejandro Shultz Solari (1897-1963) – mais conhecido como Xul Solar – entendendo sua preocupação em construir uma identidade latino-americana, na primeira metade do século XX, conjugada à opção por um fazer que mescla a linguagem verbal e a pictórica a partir de correspondências e estranhamentos entre as línguas e as artes. Desde o início, portanto, assinala um lugar de conflitos, e toma a não acomodação das diferenças como marca de um discurso singular dentro da ordem estética que, por convenção, este trabalho denomina de modernista. Como extensão e deriva, a proposta é retomada, na cena contemporânea, em algumas produções em portuñol-portunhol, exemplificadas na obra do escritor Wilson Bueno (1949-2010).pt_BR
dc.description.abstractThis essay deals with the multifaceted production of the artist Oscar Agustín Alejandro Shultz Solari (1897-1963) - better known as Xul Solar - by recognizing his concern for building a Latin American identity, in the first half of the 20th century, and his intentional development of an artistic practice that mixes verbal and pictorial languages around the correlation and contradictions between languages and arts. From the start, therefore, this study signals a place of conflict, and takes the non-accommodation of differences as the mark of a singular discourse within the aesthetic order, which, by convention, I call modernist. As an extension, this proposal drifts into the contemporary scene, to examine some productions in Portuñol-Portunhol, exemplified by the work of the writer Wilson Bueno (1949-2010).en
dc.description.abstractEste ensayo se acerca a la producción del artista múltiple Oscar Agustín Alejandro Shultz Solari (1897-1963) -más conocido como Xul Solar- analizando su inquietud por construir una identidad latinoamericana en la primera mitad del siglo XX asociada a la opción por un hacer estético que mezcla el lenguaje verbal y pictórico a partir de correspondencias y extrañamientos entre las lenguas y las artes. Desde el principio, señalo un lugar de conflicto y tomo la no acomodación de las diferencias como marca de un discurso singular dentro del orden estético que, por convención, denomino modernista. Como extensión y deriva, la propuesta se expande, en el escenario contemporáneo, hasta algunas producciones en portuñol-portunhol, ejemplificadas en la obra del escritor Wilson Bueno (1949-2010).es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofALEA : estudos neolatinos. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 110-126pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolar, Xul, 1887-1963pt_BR
dc.subjectTranslingualismen
dc.subjectPoeticsen
dc.subjectBueno, Wilsonpt_BR
dc.subjectPortuñol-portunholen
dc.subjectTranslinguagempt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectTranslingüismoes
dc.subjectPortuñolpt_BR
dc.subjectAmérica Latina : Aspectos culturaispt_BR
dc.titlePráticas latino-americanas de translinguismo : de Xul Solar às poéticas do portuñol-portunholpt_BR
dc.title.alternativeLatin american practices of translingualism : from Xul Solar to the poetics of portuñol-portunholen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145183pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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