Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
dc.contributor.author | Brentano, Luciana de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Finger, Ingrid | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T04:40:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4301 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/246562 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças bilíngues. Para isso, são apresentadas reflexões sobre quatro questões que ilustram dúvidas constantes de pais e educadores que atuam em contextos de educação bilíngue. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to discuss knowledge from research in Neuroscien-ces and Psycholinguistics about some of the linguistic and cognitive processes involved in the development of reading and writing in bilingual children. For this, reflections are presented on four issues that illustrate constant doubts of parents and educators who work in bilingual education contexts. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 4 (out./dez. 2020), e-37528, p. [1]-12 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bilingüismo | pt_BR |
dc.subject | Bilingualism | en |
dc.subject | Biliteracy | en |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Psicolinguística | pt_BR |
dc.subject | Literacy in two languages | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing in two languages | en |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.title | Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues | pt_BR |
dc.title.alternative | Biliteracy and bilingual education : Neurosciences and Psycholinguistics contributions to the comprehension of reading and writing development in bilingual children | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001145187 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Linguística, Letras e Artes (2806)