Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
View/ Open
Date
2018Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional de Porto Alegre. Compreendendo os limites e explorando as possibilidades dos estudantes durante o estágio. Analisando as minhas escolhas pedagógicas, a fim de construir um ambiente propício para o desenvolvimento do saber sociológico. Buscando as percepções dos estudantes durant ...
O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional de Porto Alegre. Compreendendo os limites e explorando as possibilidades dos estudantes durante o estágio. Analisando as minhas escolhas pedagógicas, a fim de construir um ambiente propício para o desenvolvimento do saber sociológico. Buscando as percepções dos estudantes durante o período do estágio, com o intuito de a partir das opiniões dos mesmos, aperfeiçoar a metodologia em sala de aula. Relacionando também, a experiência do estágio com os preceitos sociológicos e didáticos-pedagógicos do ensino da Sociologia. ...
Abstract
This study completion degree of Social Sciences proposes to report and analyze the teacher probationary period in the discipline of Sociology during the second half of 2016, in a traditional school of Porto Alegre. Understanding the limits and exploring the possibilities of the students during the internship. Analyzing my pedagogical choices in order to build an enabling environment for the development of sociological knowledge. Seeking the perceptions of students during the internship period, ...
This study completion degree of Social Sciences proposes to report and analyze the teacher probationary period in the discipline of Sociology during the second half of 2016, in a traditional school of Porto Alegre. Understanding the limits and exploring the possibilities of the students during the internship. Analyzing my pedagogical choices in order to build an enabling environment for the development of sociological knowledge. Seeking the perceptions of students during the internship period, in order to from the views of the same, improve the methodology in the classroom. Relating also the stage experience with sociological and didactic and pedagogical principles of teaching Sociology. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License