A Utilização de mídias digitais no contexto escolar : um estudo de caso realizado na cidade de Guaíba durante a pandemia causada pela Covid-19
dc.contributor.advisor | Gregório, José Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Przybilsk, Julia da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T04:44:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/246467 | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, as escolas em todo o mundo foram obrigadas a adotar novas formas de atuar com os alunos. Para isso foi fundamental que os professores se apropriassem de técnicas para manter o vínculo dos estudantes com a escola. Neste sentido, visando minimizar o prejuízo causado pela paralização das aulas presencias, os educadores se reinventaram e se dedicaram aos estudos e pesquisas de novas ferramentas que pudessem enriquecer suas aulas. A partir da construção de novas práticas pedagógicas , os professores se tornaram capazes de transformar suas aulas em ambientes mais interativos e interessantes. A presente pesquisa busca identificar fatores que estimulem ou impeçam os professores de utilizar recursos educacionais digitais na preparação de suas aulas e até mesmo como fonte de aprendizado sobre estas novas tecnologias. Partindo de um questionário aplicado à professores da educação básica que atuam no município de Guaíba , buscaremos listar os fatores que estejam impedindo a utilização destas tecnologias no ambiente escolar e até mesmo como forma de estudo dirigido. | pt_BR |
dc.description.abstract | Due to the pandemic caused by the new coronavirus, schools around the world were forced to adopt new ways of working with students. For this, it was essential that the teachers appropriated techniques to maintain the bond between the students and the schoo l. In this sense, in order to minimize the damage caused by the interruption of face - to - face classes, educators reinvented themselves and dedicated themselves to the studies and research of new tools that could enrich their classes. From the construction o f new pedagogical practices, teachers became able to transform their classes into more interactive and interesting environments. The present research seeks to identify factors that encourage or prevent teachers from using digital educational resources in t he preparation of their classes and even as a source of learning about these new technologies. Starting from a questionnaire applied to basic education teachers who work in Guaíba City, We will seek to list the factors that are preventing the use of these technologies in the school environment and even as a form of directed study. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Natural science | en |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Technological media | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Recursos educacionais | pt_BR |
dc.title | A Utilização de mídias digitais no contexto escolar : um estudo de caso realizado na cidade de Guaíba durante a pandemia causada pela Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001147195 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License