Damares Alves e a ofensiva contra a educação brasileira mascarada pela "ideologia de gênero"
Fecha
2022Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho tem como intuito analisar as falas e ações de Damares Alves sobre a “ideologia de gênero” através da análise do conteúdo das entrevistas dadas por ela, palestras, eventos oficiais, redes sociais etc. Essas falas traçam o perfil de uma mulher conservadora que entende que a “ideologia de gênero” está impregnada nas escolas, principalmente públicas, e está confundindo a cabeça de crianças e jovens, além de desrespeitar os valores da família tradicional e do papel dos professores e da ...
Este trabalho tem como intuito analisar as falas e ações de Damares Alves sobre a “ideologia de gênero” através da análise do conteúdo das entrevistas dadas por ela, palestras, eventos oficiais, redes sociais etc. Essas falas traçam o perfil de uma mulher conservadora que entende que a “ideologia de gênero” está impregnada nas escolas, principalmente públicas, e está confundindo a cabeça de crianças e jovens, além de desrespeitar os valores da família tradicional e do papel dos professores e da educação. Os trabalhos de Apple (2003), Biroli, Vaggione e Machado (2020), Miskolci (2007), dentre outros foram fundamentais para entender a lógica por trás desse discurso. Como conclusão, são vistas diversas contradições nos discursos e ações de Damares, além de um ataque incisivo contra uma educação pública, inclusiva, plural e democrática. ...
Abstract
This work aims to analyze the speeches and actions about “gender ideology” made by Damares Alves through the analysis of interviews given by her, lectures, official events, social networks etc. These speeches trace the profile of a conservative woman who perceives that “gender ideology” is permeating especially public schools and it’s messing with the heads of kids and teenagers, while also not respecting the values of the traditional family and the roles of teachers and the education system. T ...
This work aims to analyze the speeches and actions about “gender ideology” made by Damares Alves through the analysis of interviews given by her, lectures, official events, social networks etc. These speeches trace the profile of a conservative woman who perceives that “gender ideology” is permeating especially public schools and it’s messing with the heads of kids and teenagers, while also not respecting the values of the traditional family and the roles of teachers and the education system. The works of Apple (2003), Biroli; Vaggione and Machado (2020), Miskolci (2007), among others, were fundamental to understanding the logic behind this speech. As a conclusion, many contractions are seen in the speeches and actions of Damares, as well as an incisive attack against a public, inclusive, plural and democratic education. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License