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dc.contributor.advisorPassiani, Eniopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Weslley Daniel Buenopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T04:49:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243235pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia versa a respeito de um esboço de autorretrato sociológico da trajetória do autor enquanto graduando do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 2017 e 2022, de modo a investigar os processos d e socialização associados à produção de um patrimônio individual de disposições que permitiu o sucesso escolar. Para tanto, além da dimensão da autoanálise, a pesquisa contou com a realização de duas entrevistas semiestruturadas com interlocutoras da família do autor e com a análise de documentos de sua trajetória escolar. O resultado identificou a produção de uma disposição ascética relacionada ao contexto familiar, uma disposição inquieta advinda da família e amplificada pelo trabalho voluntário. Ambas disposições foram importantes para o ingresso e para decisão de cursar Ciências Sociais. Estas disposições junto da inculcação da socialização universitária somaram-se na produção de uma disposição acadêmica que permitiu o alto rendimento escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph is an outline of a sociological self-portrait of the author's trajectory when he graduated from the Social Sciences course at the Federal University of Rio Grande do Sul between 2017 and 2022, with the objective of investigating the socialization processes associated with the production of a heritage individual dispositions that allowed school success. Thus, in addition to the self-analysis dimension, the research involved two semi-structured interviews with interlocutors from the author's family and the analysis of documents from his school career. The result identified the production of an ascetic disposition related to the family context, a restless disposition arising from the family and amplified by voluntary work. Both provisions were important for admission and for the decision to study Social Sciences. These dispositions, allied to the inculcation of university socialization, added to the production of an academic disposition that allowed performance in high school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutorretratopt_BR
dc.subjectSociological self-portraiten
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectDispositionsen
dc.subjectSchool successen
dc.subjectNarrativas pessoaispt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleA necessidade feita virtude : um esboço de autorretrato sociológicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145427pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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