Show simple item record

dc.contributor.authorDorneles, Leandro do Amaral Dorneles dept_BR
dc.contributor.authorJahn, Vitor Kaiserpt_BR
dc.contributor.authorSimon, Pedropt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T04:48:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1516-4551pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242580pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por escopo desvendar quais os limites constitucionais que balizam o poder legiferante atípico outorgado ao Presidente da República através das medidas provisórias, objetivando analisar se estes foram respeitados pelas MPs editadas na seara do direito do trabalho no marco pós-reforma. Para tanto, adota o método dedutivo e a revisão bibliográfica e documental como técnica de pesquisa. Apresenta o papel das medidas provisórias na ordem democrática e a interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal quanto ao controle jurisdicional do preenchimento dos pressupostos constitucionais. Em seguida, analisa as medidas provisórias editadas em matéria trabalhista no marco pós-reforma, verificando a inadequação das MPs 808/2017 e 905/2019. Por fim, reconhecendo a excepcionalidade do instituto, conclui que os critérios de relevância e urgência necessitam ser despidos do caráter estritamente político para que, alcançando uma conotação jurídica, viabilizem o controle pelos demais Poderes da República e, assim, um modelo mais democrático.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to unveil which constitutional limits mark out the atypical legislative power granted to the President through Provisional Measures, aiming to analyze whether these where respected by the PMs edited in the context of the post labor law reform. To do so, it adopts the deductive method and the bibliographic and documentary review as a research technique. It presents the role of Provisional Measures in the democratic order and the interpretation given by the Supreme Court about the judicial review over the fulfillment of the constitutional requirements. Then, it analyzes the Provisional Measures issued in labor law matters in the post-reform framework, checking the inadequacy of PMs 808/2017 and 905/2019. Finally, recognizing the exceptionality of the institute, it concludes that the criteria of relevance and urgency need to be stripped of its strictly political character, so that, reaching a legal connotation, became enable to be controlled by the other Branches and, thus, allow a more democratic model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Vol. 37, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 107-127.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedidas provisoriaspt_BR
dc.subjectProvisional measures.en
dc.subjectReforma trabalhista : Brasilpt_BR
dc.subjectSeparation of powersen
dc.subjectDireito do trabalho : Brasilpt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectLabor law reformen
dc.subjectSeparação dos poderespt_BR
dc.subjectDireito constitucional : Brasilpt_BR
dc.titleBanalização das medidas provisórias como risco à democracia : análise constitucional das medidas provisórias editadas em matéria trabalhista no marco pós-reformapt_BR
dc.title.alternativeBanalization of Provisional Measures as a risk to democracy : constitutional analysis of Provisional Measures issued in labor law matters in the post-reform frameworken
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140784pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record