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dc.contributor.authorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:51:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1807-3859pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242133pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empíricoelejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to reflect, based on publications by author Roger Chartier, how it deepens the investigation on the composition of the texts in the materialities that make them read, emphasizing aspects that intend the curtailed freedom of the reader(such as the author, typographic forms and reading protocols). As an approximation of the empirical exercise, I chose a text by an employee from the National Historical Museum, Sigrid Pôrto de Barros, about education in museums, which was published in twodifferent supports - the Annals of the National Historical Museum and the Revista do Ensino of Rio Grande do Sul - it will serve as support for the construction of the analysis. It concludes that the meaning of the text is not indifferent to the materiality of the object that communicates it, that is, the form transforms the meaning of the writing.en
dc.description.abstractEl presente trabajo se propone reflexionar, a partir de publicaciones del autor Roger Chartier, como el mismo profundiza la investigación sobre la composición de los textos en las materialidades que los dan a leer, enfatizando aspectos que pretenden la libertad cercenada del lector (tales como el autor, las formas tipográficas y los protocolos de lectura). Como aproximación al ejercicio empírico elijo un texto de una funcionaria del Museo Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educación en museosque ha sido publicado en dos soportes diferentes - los Anales del Museo Histórico Nacional y la Revista do Ensino de Rio Grande do Sul - servirá de apoyo para la construcción del análisis. Concluye que el sentido del texto no es indiferente a la materialidad del objeto que lo comunica, es decir, la forma transforma el sentido del escrito.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de história da educação. Uberlândia, MG. Vol. 21 (2022), e062, p. 1-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of written cultureen
dc.subjectEducação : Históriapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectNational Historical Museumen
dc.subjectHistoria de la cultura escritaes
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectMuseo Histórico Nacionales
dc.subjectRevista do Ensinoes
dc.titleEstratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita : a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensinopt_BR
dc.title.alternativeStrategies for diffusing education in museums by means of writing : the performance of the National Historical Museum in its Annals and in the Revista do Ensinoen
dc.title.alternativeEstrategias de difusión de la educaciónen museos a través de la escritura : la actuación del Museo Histórico Nacional en su Anales y en la Revista do Ensinoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001142699pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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