Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGiovanaz, Marlise Mariapt_BR
dc.contributor.authorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:49:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-5436pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242047pt_BR
dc.description.abstractO texto, ancorado nos debates da Museologia Contemporânea, propõe analisar as concepções expológicas e expográficas da exposição de curta-duração NEGA LÚ: um frenesi na maldita Porto Alegre. A experiência museal proposta é produto da parceria do nuances - grupo pela livre expressão sexual, que em 2021 completou 30 anos atuando pelos direitos da comunidade LGBT gaúcha, com a graduação em Museologia e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS. Tal iniciativa integra o projeto contemplado no edital Eu Sou Respeito do Ministério Público Federal, decorrente da movimentação motivada pelo nuances após o fechamento da exposição QueerMuseu em 2017. Será abordado o processo criativo curatorial, analisando as escolhas teórico-metodológicas que conduziram a elaboração da iniciativa e seus desdobramentos. Defende-se que as práticas museais são instrumentos de luta contra o preconceito, a discriminação e a violência física e simbólica, capaz de promover um debate social que estimule o questionamento do modelo normativo imposto socialmente.pt_BR
dc.description.abstractThe text is anchored in the debates of Con-temporary Museology, and it proposes to analyze the expological and expographic con-ceptions of the short-term exhibition NEGA LÚ: a frenzy in damn Porto Alegre. The pro-posed museum experience is a product of the partnership of nuances - group for free sexual expression, which in 2021 completed 30 years working for the rights of the LGBT community in Rio Grande do Sul, with the crew of UFRGS Museology and the PPG Mu-seology and Heritage. This initiative is part of a project contemplated in a public selection named Eu Sou Respeito, resulting from the movement led by nuances after the closure of the QueerMuseu exhibition in 2017. The article deals with the curatorial creative pro-cess, analyzing the theoretical and methodo-logical choices that led to the elaboration of the initiative and its consequences. It is ar-gued that museum practices are instruments to fight prejudice, discrimination and physical or symbolic violence, capable of promoting a social debate that encourages the questio-ning of the socially imposed normative model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMuseologia & Interdisciplinaridade. Brasília, DF. Vol. 11, n. 21 (jan./jun. 2022), p. 92-109pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectLGBT museologyen
dc.subjectSexual diversityen
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectNuances (ONG)pt_BR
dc.subjectMarginali-zed memories.en
dc.subjectExposiçõespt_BR
dc.subjectNuancesen
dc.subjectNega Lúen
dc.titleNega Lú: um frenesi na maldita Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeNega Lú: a frenzy in damn Porto Alegreen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001142723pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem