Inovação didática no Ensino de Física em Nível Superior : o caso da disciplina Applied Physics 50 da Universidade de Harvard
dc.contributor.author | Araujo, Ives Solano | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Tobias Espinosa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Miller, Kelly Anne | pt_BR |
dc.contributor.author | Mazur, Eric | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T05:07:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-1117 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/241157 | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto das disciplinas introdutórias de Física em nível superior, o modelo de transmissão de informação em aulas expositivas continua predominante, apesar de seus resultados inferiores, em comparação a metodologias ativas de ensino. No presente artigo, apresentamos uma metodologia ativa vinculada à Aprendizagem Baseada em Projetos, criada no contexto da disciplina Applied Physics 50 (AP50) da Universidade de Harvard, explicitando seus princípios pedagógicos, técnicas e estratégias como estímulo para reflexão sobre possibilidades de reinvenção do ensino de Física em nível introdutório, consideradas as especificidades de cada contexto educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the context of introductory physics courses in higher education, the transmission-based instructional model with lectures remains predominant, despite its inferior outcomes, compared to active teaching methods. In this paper, we present a team- and project-based teaching methodology, created in the context of the Applied Physics 50 (AP50), a course at Harvard University. We describe the pedagogical principles of AP50 as well as the teaching techniques and strategies as a stimulus for reflection on possibilities for reinventing the teaching of Physics at an introductory level, considering the specifics of each educational context. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 43 (2021), e20210222, 18 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Active teaching methodologies | en |
dc.subject | Project-based learning | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Physics education | en |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Applied Physics 50 (AP50) | en |
dc.title | Inovação didática no Ensino de Física em Nível Superior : o caso da disciplina Applied Physics 50 da Universidade de Harvard | pt_BR |
dc.title.alternative | Innovation in the teaching of introductory physics in higher education : the Applied Physics 50 course at Harvard University | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001142339 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)