Entre educação musical e projetos culturais : múltiplos olhares remotos sobre o elaborar, refletir e ser professor de música em um projeto em tempos de pandemia
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho expõe meus relatos de experiência como professor de música em constante formação, desde meus primeiros passos como eterno estudante até a atuação como proponente, gestor, e professor no projeto Cultura online! Pesquisa e Educação Musical realizado totalmente de forma remota (ou on-line) em tempos de pandemia global de COVID-19. Os vídeos das aulas síncronas - parte da prestação de contas do Projeto- são revisitados como técnica para relembrar as experiências em três oficinas selec ...
Este trabalho expõe meus relatos de experiência como professor de música em constante formação, desde meus primeiros passos como eterno estudante até a atuação como proponente, gestor, e professor no projeto Cultura online! Pesquisa e Educação Musical realizado totalmente de forma remota (ou on-line) em tempos de pandemia global de COVID-19. Os vídeos das aulas síncronas - parte da prestação de contas do Projeto- são revisitados como técnica para relembrar as experiências em três oficinas selecionadas por seu distanciamento das experiências em que vivi como estudante. A partir desse campo virtual, que ainda conta com um programa de entrevista com musicistas da cena musical de Música Popular Instrumental Brasileira e uma densa revisão em publicações da ABEM, em que seleciono tópicos como projetos sociais, uso de tecnologias para o ensino de música on-line, a distância, busca-se uma reflexão sobre a educação musical em diferentes espaços com intuito de abordar aspectos promissores na discussão das singularidades impostas pelo nosso crítico momento atual. ...
Abstract
This exhibition work, my managers in constant training, as a music teacher in training in my first steps as an eternal student, acting as a proponent, even the teacher in the Online Culture project! Music Research and Education carried out entirely remotely (or online) in times of the global pandemic of COVID-19. The videos of the synchronous classes - part of the Project's accountability are revisited as a technique to remember how experiences in workshops selected for their distance from the ...
This exhibition work, my managers in constant training, as a music teacher in training in my first steps as an eternal student, acting as a proponent, even the teacher in the Online Culture project! Music Research and Education carried out entirely remotely (or online) in times of the global pandemic of COVID-19. The videos of the synchronous classes - part of the Project's accountability are revisited as a technique to remember how experiences in workshops selected for their distance from the experiences I lived as a student. From this review, which still has an interview program with interviews with musicians from the Brazilian music scene and a dense review of AB publications, in which I select the virtual popular teaching, in which I select the virtual teaching, which is informed as social, use of technologies for on-line music projects, at a distance, a reflection on music education in different spaces is sought in order to address aspects in the discussion of the singularities imposed by our current critical moment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Música (193)
Este item está licenciado na Creative Commons License