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dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Sabino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCandemil, Victória Montenegropt_BR
dc.date.accessioned2022-06-25T05:01:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240948pt_BR
dc.description.abstractA educação é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e crescimento econômico de um país. O processo histórico de formação do Brasil gerou elevada desigualdade socioeconô- mica entre regiões e entre indivíduos, fato que se reflete na desigualdade observada no nível médio de escolaridade entre os estados brasileiros. O presente trabalho analisa o impacto da educação sobre o crescimento econômico do Brasil. O objetivo é estimar a correlação entre os anos médios de escolaridade observados de cada estado brasileiro para o crescimento do PIB per capita no período de 2000 a 2015. Para estabelecer relações entre as variáveis “educação” e “crescimento econômico”, recorreu-se a um modelo de regressão múltipla de dados em painel. Foram utilizadas proxys para algumas variáveis de controle usadas nos modelos estimados: o consumo de energia para o capital físico, e a média de escolaridade para o capital humano. Os resultados apontam que o capital humano impacta positiva e predominantemente sobre o crescimento do PIB das economias dos estados. Ademais, observa-se que a variável “capital físico” utilizada não apresentou significância estatística na maioria dos modelos estimados.pt_BR
dc.description.abstractEducation is an important tool for economic growth and development of a country. The historical process of Brazilian formation led to an outstanding socioeconomical inequality between the regions and their people, reflecting on the observed gap in the average study levels among the Brazilian states. The present work analyses the impact that education has over the economic growth of Brazil. The main goal is to estimate the correlation between the average years of study observed for each Brazilian state with their GDP per capita growth considering the period range 2000 to 2015. A multiple data panel regression model was used to establish the relations between the variables ‘education’ and ‘economic growth’. Proxies were used for some control variables in the estimated models: energy consumption to physical capital and average years of study to human capital. The results show that human capital impacts positively and predominantly over the GDP growth of the state’s economies. In addition, the physical capital variable did not show statistical significance for most of the estimated models.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGrowthen
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectSchooling averageen
dc.subjectMultiple linear regressionen
dc.subjectPanel dataen
dc.titleEducação e crescimento econômico : uma análise em dados em painel para os estados brasileiros de 2000 a 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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