Bookstagram: o incentivo da leitura através de perfis literários
View/ Open
Date
2022Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho investiga as estratégias usadas pelos perfis literários existentes na rede social Instagram, chamados Bookstagram, para incentivar a leitura. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de natureza básica e caráter exploratório com abordagem qualitativa. Como objetos de estudo, este trabalho apresenta dois perfis literários, assim como suas publicações realizadas no período de 10 de dezembro de 2021 a 10 de março de 2022. Os perfis literários selecionados para a aná ...
O presente trabalho investiga as estratégias usadas pelos perfis literários existentes na rede social Instagram, chamados Bookstagram, para incentivar a leitura. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de natureza básica e caráter exploratório com abordagem qualitativa. Como objetos de estudo, este trabalho apresenta dois perfis literários, assim como suas publicações realizadas no período de 10 de dezembro de 2021 a 10 de março de 2022. Os perfis literários selecionados para a análise são os bookstagrans Biblio Letícia e Mira Reading Maps. Utilizou-se a análise de conteúdo comparativa para verificar os dados obtidos e avaliar as publicações que fossem semelhantes e divergentes nos perfis literários com o intuito de identificar as estratégias de incentivo da leitura presentes em cada Bookstagram. Os resultados obtidos na análise possibilitaram considerar os perfis literários presentes dentro da comunidade do Bookstagram como incentivadores e mediadores da leitura, também foi possível identificar os benefícios que o bibliotecário pode adquirir ao fazer uso das redes sociais voltadas para o mundo literário ao buscar informações para adquirir melhorias para a sua biblioteca. ...
Abstract
This paper investigates the strategies used by existing literary profiles in the social network Instagram, called Bookstagram, to encourage reading. The methodology used was the bibliographical research of basic nature and exploratory character with qualitative approach. As objects of study, this work presents two literary profiles, as well as their publications made in the period from December 10, 2021 to March 10, 2022. The literary profiles selected for the analysis are the bookstagrans Bibl ...
This paper investigates the strategies used by existing literary profiles in the social network Instagram, called Bookstagram, to encourage reading. The methodology used was the bibliographical research of basic nature and exploratory character with qualitative approach. As objects of study, this work presents two literary profiles, as well as their publications made in the period from December 10, 2021 to March 10, 2022. The literary profiles selected for the analysis are the bookstagrans Biblio Letícia and Mira Reading Maps. Comparative content analysis was used to verify the data obtained and evaluate the posts that were similar and divergent in the literary profiles in order to identify the strategies to encourage reading present in each Bookstagram. The results obtained in the analysis made it possible to consider the literary profiles present within the Bookstagram community as promoters and mediators of reading. It was also possible to identify the benefits that librarians can acquire when making use of social networks focused on the literary world to seek information to acquire improvements for their libraries. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License