Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMichalowski, Mariana Bohnspt_BR
dc.contributor.authorMiglioretto, Júliapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:41:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240169pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se por um relato de experiência decorrida de um estágio extracurricular, vivenciada por uma aluna de graduação em Educação Física, que ocorreu em uma Unidade de Oncologia Pediátrica em um Hospital Público Universitário na cidade de Porto Alegre. O principal objetivo é relatar a importância dessa vivência para sua formação e refletir sobre a atuação do professor em um ambiente de ensino-aprendizagem extraescolar. Para a escrita, utilizou-se estratégias como 1) observações, 2) vivências práticas, 3) visualização de vídeos, filmes e lives, 4) leitura de textos e discussão em seminário com colegas e supervisora, 5) participação semanal em reuniões da equipe multiprofissional (rounds) e 6) participação em eventos da área. A partir desse relato, pode-se observar que o estágio foi extremamente relevante para a formação da aluna, principalmente no que diz respeito ao trabalho em equipe, humanizado e de cuidado. O professor inserido no ambiente hospitalar pode contribuir com um olhar diferenciado, intervindo com ações educativas e realizando uma escuta ativa e pedagógica de maneira a entender melhor os anseios e as necessidades do paciente e da família.pt_BR
dc.description.abstractThe current work is characterized by an experience report of an extracurricular internship, lived by a Physical Education undergraduate student, which took place in an Oncology Unit at a Public Universitary Hospital in Porto Alegre. The main goal is to report the importance of this experience to her education and reflect on the teacher's role in an extra school teaching-learning environment. To the writing, strategies such as 1) observations, 2) practical experiences, 3) watching videos, movies and lives, 4) reading of texts and discussions in a seminary with colleagues and supervisor, 5) weekly participation in the multiprofessional team meetings (rounds), 6) participation in events of the area were used. In this report, it can be seen that the internship was extremely relevant to the student's education, especially in regard to humanized and caring teamwork. The teacher inserted in the clinical environment can contribute with a different point of view, intervening with educative actions and performing an active and pedagogical listening in order to better understand the wishes and needs of the patient and the family.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHospitais públicospt_BR
dc.subjectPublic hospitalen
dc.subjectOncologia pediátricapt_BR
dc.subjectPediatric oncologyen
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectHumanizationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectExtracurricular internshipen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleReflexões de um estágio extracurricular em uma unidade de oncologia pediátrica : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138872pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples