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dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorPaiva, Nathália Bettonipt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T04:57:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240057pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho está inserido na temática da educação no campo e ambiental, com foco na comunidade do assentamento da reforma agrária Filhos de Sepé e relativa à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa. O objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar as singularidades de uma escola inserida no contexto social do Assentamento Filhos de Sepé, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e as articulações construídas ao longo do caminho trilhado por ambas as instituições. A partir do questionamento sobre a importância da Escola Rui Barbosa no fortalecimento da identidade dos estudantes assentados, a pesquisa objetivou contextualizar o Assentamento Filhos de Sepé no âmbito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, bem como reconhecer as possíveis articulações entre as instituições em questão, através da leitura, interpretação e análise de documentos que constituem a Escola e o Assentamento. O Assentamento Filhos de Sepé, fundado em 1998, é considerado um Projeto de Desenvolvimento Sustentável, por praticar o cultivo de alimentos através da agricultura orgânica e agroecológica. Além disso, encontra-se situado no interior da Área de Proteção Ambiental Banhado Grande, importante para a preservação dos banhados do rio Gravataí. Este contexto geográfico e sociopolítico abriga a EEEF Rui Barbosa, que tem o constante desafio de criar um ambiente escolar fundamentado em princípios pedagógicos que valorizem os saberes dos estudantes e suas vivências. A investigação realizada está inserida no campo da pesquisa qualitativa, amparada por uma análise documental através de documentos históricos relativos a ambas as instituições. Neste estudo, concluiu-se que há o esforço, por parte da comunidade escolar, para a aproximação entre os conteúdos escolares e a realidade vivida pelos estudantes, tanto aos que vivem no Assentamento, quanto aos que não. Ainda que faltem recursos e formação continuada aos professores e professoras para o fortalecimento das articulações pretendidas, pode-se afirmar que as intenções e mobilizações estão presentes na articulação entre as duas instituições.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectMovimento dos trabalhadores rurais sem terrapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleAs singularidades e os desafios de uma escola inserida no contexto social da reforma agráriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142078pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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