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dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorEsser, Luíz Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T04:45:43Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240034pt_BR
dc.description.abstractO texto de divulgação científica é amplamente difundido como uma forma da ciência alcançar distintas facetas da sociedade. Pesquisas sobre seu uso de artigos de divulgação científica em sala de aula tem se mostrado benéfico para os alunos em diversas instâncias, quais sejam: o desenvolvimento de habilidades de leitura, o domínio de conceitos, de formas de argumentação, a familiarização de certos termos científicos, estimular o interesse dos alunos, complementar recursos didáticos convencionais, entre outros. Não obstante, seu uso em camadas mais jovens da escola, nomeadamente os anos finais do Ensino Fundamental, ainda possui difusão menor que no Ensino Médio. Neste trabalho, aplicamos um questionário visando responder às seguintes perguntas: (1) professores de ciências costumam usar artigos de divulgação científica em sala de aula? (2) Se sim, como esses artigos são utilizados? (3) Se não, por que não o são? (4) Quais critérios tornam um artigo elegível para ser utilizado em sala de aula? Nossos resultados sumarizam a resposta de 27 professores e indicam que o texto de divulgação científica está amplamente presente nos anos finais do ensino fundamental, sendo utilizado para diferentes propósitos, desde pesquisas e trabalhos avaliativos em grupo e individuais, bem como interpretação de textos, feira de ciências e projetos interdisciplinares. Mais de 90% dos professores afirmam utilizar textos de divulgação em pelo menos três situações diferentes dentro das opções oferecidas. Somado a isso, professores identificaram como fatores limitantes ao uso sua linguagem e extensão, mas estes mesmos professores dizem utilizar o texto em sala de aula em diferentes contextos, denotando um interesse nesse recurso ainda que pouco otimizado para a faixa etária estudada. As fontes dos professores foram diversas. Mesmo assim, apenas uma fonte foi identificada como sendo apropriada para a faixa etária do Ensino Fundamental. Isso pode indicar que os problemas encontrados pelos professores com a linguagem podem ter origem na fonte de obtenção do texto. Foi compilado um total de 15 textos de divulgação utilizados pelos professores, os quais compreendem diferentes temáticas, desde astronomia e biodiversidade, até questões de imagem e saúde humana. Espera-se que este trabalho sirva de apoio para professores e para o desenvolvimento de novas pesquisas acerca do uso de textos de divulgação científica no Ensino Fundamental, bem como estimular pesquisadores a produzir textos de divulgação científica que possam ser aproveitados por um público mais amplo.pt_BR
dc.description.abstractScientific communication texts are widely disseminated as a way for science to reach different facets of society. Research on the use of scientific communication texts in the classroom has been shown to be beneficial for students in several instances, which are: the development of reading skills, the mastery of concepts, forms of argument, the familiarization of certain scientific terms, stimulating students' interest, complement conventional didactic resources, among others. Nevertheless, its use in younger layers of the school, namely the final years of elementary school, still has less diffusion than in high school. In this work, we applied a questionnaire in order to answer the following questions: (1) do science teachers often use science communication texts in the classroom? (2) If so, how are these articles used? (3) If not, why are they not? (4) What characteristics make an article eligible for use in the classroom? Our results summarize the response of 27 teachers and indicate that the science communication text is widely present in the final years of elementary school, being used for different purposes, from researches and group and individual assessments, as well as text interpretation and interdisciplinary science projects. More than 90% of teachers claim to use outreach texts in at least three different situations, within the options offered. In addition, teachers identified as limiting factors their language and extension, but these same teachers say they use the text in the classroom in different contexts, denoting an interest in this resource, although there is little optimization for the target age group. Sources accessed by teachers searching for texts were diverse. Even so, only one source was identified as being appropriate for the age group of elementary school. This may indicate that the problems encountered by teachers with the language may originate from their sources. A total of 15 science communication texts used by teachers were compiled, which comprise different themes, from astronomy and biodiversity, to image issues and human health. It is hoped that this work will serve as support for teachers and for the development of new research on the use of science communication texts in Elementary Education, as well as to encourage researchers to produce science communication texts that can be used by a wider audience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience at schoolen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professores : Ciênciaspt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectTeachers educationen
dc.titleO uso de textos de divulgação científica em sala de aula por professores de ciências no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131136pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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