Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Vinícius Pellinipt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T04:41:21Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239909pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivos apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de química orgânica e sugerir uma proposta didática a partir dos estudos encontrados. Foi realizada uma revisão sistemática em estudos publicados nos anais dos eventos do EDEQ no período entre 2015 á 2019 e ENEQ nos anos de 2014, 2018 e 2020 onde encontram sete artigos que contemplam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de química orgânica. Apesar de um número pequeno de artigos encontrados, estes indicam um esforço por parte dos docentes em utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação junto a metodologias ativas no ensino de química orgânica em diferentes níveis de ensino. Nesse contexto, sugeriu-se a utilização da metodologia WebQuest aliada a metodologia sala de aula invertida utilizando a temática alimentação para trabalhar o conteúdo de funções orgânicas a nível de Ensino Médio. Propôs-se recursos e ferramentas digitais diferentes para motivar os alunos e promover compreensão e olhar crítico sobre a importância das funções orgânicas nas reações metabólicas e temática desenvolvida na proposta sugerida.pt_BR
dc.description.abstractThis study has as an objective to present a systematic literature review on the utilization of Digital Information and Communication Technologies on the teaching of organic chemistry and suggest a didactic proposal from the studies found. A systematic review was done on studies published on annals of the events EDEQ on the period of 2015 to 2019 and ENEQ in the years of 2014, 2018 and 2020 where 7 articles were found that contemplate Digital Information and Communication Technologies in the teaching of organic chemistry. Even though a small number of studies were found, these indicate an effort from the teachers in utilizing the Digital Information and Communication Technologies together with active methodologies in the teaching of organic chemistry on different levels of education. In this context, it was suggested the utilization of the methodology WebQuest allied to the methodology inverted classroom utilizing the tematic food to teach the subject organic functions on the High School level. It was proposed different digital resources and tools to motivate the students and promote critical look about the importance of organic functions on metabolic reactions and the tematic developed on the didactic proposal suggested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching of organic functionsen
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectOrganic functionsen
dc.subjectDigital Information and Communication Technologiesen
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewen
dc.titleInvestigando o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de química orgânica : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142144pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples