Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Vanessa Silveira Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-03T04:33:50Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239655pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo resulta de uma pesquisa com abordagem qualitativa, no campo da didática, com foco investigativo na docência em História na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Observa e analisa os pressupostos pedagógicos e historiográficos do educador, por intermédio de enquete respondida online, por professores/as que atuam em três municípios do Rio Grande do Sul. Com esta análise, busca-se compreender melhor a dinâmica da docência em História experimentada em turmas da EJA do ensino fundamental, considerando as reflexões apontadas pelos/as professores/as sobre o desenvolvimento da disciplina, a interação social entre estudantes e professor/a e questões apresentadas pelos/as colaboradores/as sobre as singularidades do dia a dia escolar na EJA, tais como a juvenilização dos estudantes e a situação do aluno trabalhador. Observa-se o contexto social que atravessa o ambiente escolar, potencializando temáticas do ensino de história que dialogam com o cotidiano vivenciado pelas comunidades escolares. Ressalta-se a importância de estudos relacionados ao campo docente da História em conjunto com a Educação de Jovens e Adultos, possibilitando uma amplitude no campo científico da Educação.pt_BR
dc.description.abstractThis article is the result of a research with a qualitative approach, in the field of didactics, with an investigative focus on teaching History in the Youth and Adult Education (EJA) modality. It observes and analyzes the pedagogical and historiographical assumptions of the educator, through an online survey answered by teachers who work in three municipalities in Rio Grande do Sul. With this analysis, we seek to better understand the dynamics of History teaching experienced in elementary school EJA classes, considering the reflections pointed out by the teachers on the development of the discipline, the social interaction between students and teacher and questions presented by the collaborators about the singularities of the school day at EJA, such as the juvenilization of students and the situation of the working student. The social context that crosses the school environment is observed, enhancing themes of history teaching that dialogue with the daily life experienced by school communities. The importance of studies related to the teaching field of History together with the Education of Young People and Adults is highlighted, allowing for a breadth in the scientific field of Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectTeaching in historyen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectProfessores de históriapt_BR
dc.titleDocência em história na experiência da educação de jovens e adultos/RS : estudo realizado a partir da perspectiva do docente da disciplina de história e a sua relação com a modalidade de ensino EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142030pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples