Instrumentos para avaliação do estresse em discentes do curso de Enfermagem : Revisão Integrativa
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Introdução: O estresse tem conhecidos efeitos mentais e psicológicos nos estudantes de enfermagem, os quais podem ter consequências negativas para a saúde. Estes efeitos podem gerar ansiedade, insônia, falta de concentração, ter problemas na vida social, dificuldades em frequentar atividades em sala de aula. A atenção com a qualidade de vida dos universitários vem sendo objeto de estudo em nível mundial, uma vez que o estudante vivencia no processo de formação acadêmica episódios de sofrimento. ...
Introdução: O estresse tem conhecidos efeitos mentais e psicológicos nos estudantes de enfermagem, os quais podem ter consequências negativas para a saúde. Estes efeitos podem gerar ansiedade, insônia, falta de concentração, ter problemas na vida social, dificuldades em frequentar atividades em sala de aula. A atenção com a qualidade de vida dos universitários vem sendo objeto de estudo em nível mundial, uma vez que o estudante vivencia no processo de formação acadêmica episódios de sofrimento. Diante do exposto, apresenta-se relevante a prevenção e minimização do estresse nos universitários de enferamgem, durante todas as etapas de sua formação acadêmica, fazendo-se necessário, para isso, a identificação dos principais agentes estressores e o nível de estresse. Nesse contexto, a questão desde estudo foi: quais os instrumentos estão sendo utilizados para avaliar o estresse em estudantes de enferamgem? Objetivo: vertificar na literatura quais os instrumentos estão sendo utilziados para avaliar o estresse nos estudantes de enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa. Período de coleta dos dados foram os meses de março, abril e maio de 2019, utilizando as seguintes bases de dados; LILACS, BVS, SciELO, Embase e PubMed, com descritores: estudantes de enfermagem; estresse psicológico; estresse ocupacional. Resultados: contemplam essa revisão integrativa 17 artigos analisados, 13 (72,2%) foram publicados em inglês e 4 (27,8%) em português. Todas as publicações analisadas foram desenvolvidas em intituições universitárias. Os intrumentos encontrados foram: Avaliação de Estresse no Estudante de Enfermagem (AEEE); Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL); questionário bilingue de KEZKAK; Perceived Stress Scale (PSS); The Stressors in Nursing Students Scale- Chinese version (SINS – CN); Stress Self-Assessment Checklist; Perceived Stress Scale – 10 (PSS-10). Conclusão: A temática do presente estudo, avaliação do estresse nos discentes de enfermagem, é uma problemática mundial, sendo assim as universidades/institutos sejam eles públicos ou privados deveriam investigar a presença/ausência de sintomas de estresse nos discentes, e fomentar discussões na formulação curricular do curso de enfermagem, para que haja amenização dos sintomas, uma vez identificados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
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TCC Enfermagem (1125)
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