Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPires, Claudia Luisa Zeferinopt_BR
dc.contributor.authorWink, Gabriele Ozóriopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T04:38:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239298pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a discutir os paradigmas da Educação Ambiental (EA) posicionados no ensino básico brasileiro e a fomentar o debate acerca de novas formas de pensar a EA a partir de um olha r geográfico da paisagem. Para isso, a metodologia de pesquisa foi dividida em três etapas: a revisão da literatura e a análise teórica; a análise documental, que consiste no estudo interpretativo da concepção de Edu cação Ambiental levantada pelo texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia nos A nos F inais do Ensino Fundamental; e, por fim, a análise da prática docente através de uma experiência de observação participa nte em uma escola de Ensino Fundamental (EF) no município de Gravataí - RS. Através da investigação teórica e documental, percebeu - se a necessidade de repensar os paradigmas da EA posicionados atualmente, visto que o ensino ambiental parte, muitas vezes, d e uma perspectiva naturalista e conservacionista que acaba por conservar ideais hegemônicos de desenvolvimento. Pensando nisso, propõe - se a reflexão sobre novas formas de se fazer a Educação Ambiental a partir da contribuição da G eografia E scolar para a construção de uma visão não só natural, mas também social e cultural da temática ambiental.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims t o discuss the paradigms of the E nvironmental E ducation established in the Brazilian basic education and nurture the debate about the new ways of understanding E nvironmental E ducation regarding a geographic point of view of the landscape . To do so, the research methodology was divided in three steps: the review of literature and theoretical analyses, the documental analyses, which consists in a imperative study of the conception of E nvironmental E ducation guided by the Base Nacional Comum Curricular for the element of Geography in the fina l years of elementary school , and , at least, the analyses of the educational practices through an observational partaken experience partaken in an elementary school in the city of Gravataí - RS. Through the theoretical and documental analyses, it is noticed the need to rethink the paradigms of E nvironmental E ducation nowadays placed, seen that the E nvironmental E ducation comes, many times, of a naturalist and conventionist perspective, which ends to perpetuate hegemonic ideas of development. Thinking of so, is purposed a reflection about new ways of doing E nvironmental E ducation since the contribution of school geography, to the building of a point of view not only natural, but also social and cultural environmental themes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectScholar geographyen
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectObservation partakenen
dc.titleUm olhar crítico sobre a educação ambiental : a Geografia como instrumento para construir novas perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141714pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples