Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias
dc.contributor.advisor | Guerra, Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Schnack, Gislaine Fátima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T04:41:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/239203 | pt_BR |
dc.description.abstract | A curricularização da extensão universitária diz respeito à creditação curricular de 10% de atividades extensionistas na matriz curricular dos cursos de graduação. Este trabalho teve intuito de pesquisar o andamento do processo de Curricularização da Extensão nos Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, objetivando verificar as estratégias e os desafios para a implantação da curricularização. Foram analisados os Projetos e Programas de Extensão em andamento dos anos de 2019 até 2020, sendo entrevistados os Coordenadores destes Projetos e Programas de Extensão, a Coordenação de Extensão do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências e a Coordenação do Fórum de Extensão da UFRGS. As entrevistas foram realizadas através de questionários elaborados no Google Forms e enviados individualmente por e-mail. Através da análise do conteúdo das questões e a discussão com a literatura pertinente, para que a Extensão Universitária seja creditada nos Cursos de Ciências Biológicas do IB da UFRGS, deve-se promover uma maior discussão sobre a temática da curricularização, pois apesar da primeira normativa sobre a curricularização estar descrita no Plano Nacional de Educação (2000-2010), passou-se 20 anos, e o assunto ainda não está claro para vários docentes entrevistados. Os docentes que possuem este conhecimento salientam a importância da retomada deste tema, devido a sua importância e relevância científica e social, assim como para UFRGS, enquanto mantenedora, possa divulgar e realizar um levantamento de dados para traçar objetivos e metas que possam ser cumpridas e realizadas. Desta maneira conclui-se que, após um aprofundamento da equipe docente sobre o tema, seria possível construir uma matriz curricular que possa abranger os 10% de atividades de extensão, podendo contar com os discentes e a comunidade acadêmica, para que juntos participem e se aprofundem neste debate, que afetará o cotidiano de todos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The curricularization of university extension concerns the curricular accreditation of 10% of extension activities in the curriculum of undergraduate courses. This work aimed to research the progress of the Extension Curriculum process in Biological Sciences Courses (Licentiate and Bachelor's Degree) at the Federal University of Rio Grande do Sul, aiming to verify the strategies and challenges for the implementation of the curricularization. The Extension Projects and Programs in progress from 2019 to 2020 were carried out, and the Coordinators of these Extension Projects and Programs, the Extension Coordination of the Biological Sciences Course and the Coordination of the UFRGS Extension Forum were interviewed. The calls were made through questionnaires prepared on Google Forms and sent by email. Through the analysis of the content of the questions and discussion with the relevant literature, in order for the University Extension to be accredited in the Biological Sciences Courses of the IB of UFRGS, a greater discussion on the subject of curricularization should be promoted, as despite the first normative about the curricularization being dispensed in the National Education Plan (2000-2010), 20 years have passed, the subject is still not clear for several interviewed teachers. The documents that have this knowledge emphasize the importance of resuming this topic, due to its scientific and social importance, as well as for UFRGS, as a sponsor, can disseminate and carry out a data survey to outline objectives and goals that can be met and carried out. In this way, it is concluded that, after a deepening of the teaching team on the subject, it would be possible to build a curriculum matrix that could cover 10% of extension activities, counting on the students and the academic community, so that together they participate and become deepen in this debate, which will affect everyone's daily life. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | University extension | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Extension curriculum | en |
dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.title | Extensão universitária ou "terceira missão" nos cursos de Ciências Biológicas da UFRGS, desafios e estratégias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138763 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1355)