Show simple item record

dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorHenriques, Sabrina Schnorrpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-17T04:48:38Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238694pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre a análise de viabilidade da abertura de uma creche bilíngue na cidade de Guaíba/RS, uma carência verificada na rede de ensino do município. A abordagem deste tema justifica-se pela importância do idioma inglês no cenário mundial, sobretudo no que tange ao mercado de trabalho. Na fase inicial do estudo, verificou-se que a idade ideal para iniciar o aprendizado de uma segunda língua é até os sete anos. A metodologia científica desta pesquisa tem caráter exploratório, na investigação bibliográfica acerca dos conceitos do Plano de Negócios, e descritivo, com abordagem quanti e qualitativa no tocante à análise e interpretação dos dados obtidos a partir de questionário aplicado junto ao público-alvo. Também foram realizadas observações in loco em instituições de ensino que já implementaram o ensino bilíngue, além de pesquisa documental sobre legislações que regulamentam esse tipo de empreendimento e cenário sociodemográfico de Guaíba. Além disso, foram feitos levantamentos de custos fixos e variáveis, bem como estimativas do investimento inicial. Os resultados dos indicadores financeiros e análise de mercado apontam para a viabilidade do empreendimento num cenário otimista, projetado a partir da previsão de receitas e despesas nos cinco primeiros anos do negócio. Considerando-se um cenário realista, os indicadores também apontam para a viabilidade, embora com uma margem de lucro menor. Já num cenário pessimista, a lucratividade seria obtida somente a partir do terceiro ano de operação.pt_BR
dc.description.abstractThis research thesis discuss a feasibility study of a bilingual preschool in the city of Guaíba, Rio Grande do Sul, which is a verified deficiency of the current schools in the city. This is an important subject to be approached due to the major role English plays in a globalised world, including the job market. On the study initial phase, it was discovered that the most suitable age for start learning a second language is up to seven years of age. This thesis uses an exploratory method during the investigation of the business plan, and a descriptive approach with qualitative and quantitative measurements obtained via surveys that were applied with the target audience. It was also performed in loco observations in teaching institutions that already provide bilingual education, and a documentary research regarding the regulation of this kind of development and sociodemographic scenario of Guaíba. The financial results and the market analysis lead to the feasibility of the development on an optimistic scenario, designed based on estimations of expenses and revenue of the five first years of the business. Taking into account a realistic scenario, the indicators also point to the feasible direction, however with a smaller profit margin. On a pessimistic scenario, the profitability would be reached only after the third year of the school's operation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness planen
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectFeasibility analysisen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectBilingual nurseryen
dc.titlePlano de negócios para abertura de uma creche bilíngue em Guaíbapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108642pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record