Avaliação da aplicabilidade do instrumento de classificação do paciente pediátrico na perspectiva do domínio família
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Trata-se de um estudo piloto descritivo e exploratório, que teve como objetivo geral analisar a aplicabilidade do Instrumento de Classificação do Paciente Pediátrico versão Beta (ICPP – versão Beta) de (DINI; GUIRARDELLO, 2014) em relação aos cuidados de enfermagem, com foco no domínio família. Este estudo foi realizado em duas unidades de internação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os participantes foram 40 pacientes com idade entre 1 mês e 13 anos. A coleta dos dados deu-se ...
Trata-se de um estudo piloto descritivo e exploratório, que teve como objetivo geral analisar a aplicabilidade do Instrumento de Classificação do Paciente Pediátrico versão Beta (ICPP – versão Beta) de (DINI; GUIRARDELLO, 2014) em relação aos cuidados de enfermagem, com foco no domínio família. Este estudo foi realizado em duas unidades de internação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os participantes foram 40 pacientes com idade entre 1 mês e 13 anos. A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação do ICPP-versão Beta e a análise dos dados provenientes desta aplicação foi realizada com auxílio dos programas Microsoft Excel® e SPSS 20.0® for Windows. O projeto foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (COMPESQ) e pelo Comitê de Ética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os resultados do estudo apontam que o instrumento de classificação do paciente pediátrico se aplica nas unidades em que foi realizado o estudo, no que tange o domínio família, sendo viável como medida de acompanhamento do grau de dependência dos pacientes, demonstrando alta confiabilidade e consistência interna das respostas obtidas nas unidades pesquisadas. No campo onde foi aplicado mede consistentemente a característica referente ao domínio família, além de demonstrar a importância do envolvimento do acompanhante no cuidado à criança hospitalizada, bem como sua disponibilidade para o aprendizado de habilidades. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License