Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNeves, Matheuspt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Roberta Machadopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T04:50:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238460pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A Odontologia é uma profissão que apresentou crescimento considerável nos últimos anos, no que diz respeito aos aspectos qualitativos e de produção científica, mas também quantitativamente. Atualmente, há 565 cursos de Odontologia cadastrados pelo Ministério da Educação. Existem variações quanto ao corpo docente, políticas de permanência voltadas aos estudantes universitários, distribuição geográfica, entre outras características. Contudo, não se tem informações reunidas quanto aos perfis atuais dos cursos de Odontologia no país. Objetivo: descrever o perfil dos cursos de Odontologia através dos dados oficiais e dados oficiosos, como a equidade de gênero no corpo docente e a existência de programas de apoio aos estudantes, além de relacionar a presença dos cursos com o grau de desenvolvimento humano e a quantidade de procedimentos odontológicos realizados nos municípios em que estão inseridos. Metodologia: três pesquisadores treinados realizaram o levantamento de todos os cursos de Odontologia registradas pelo Ministério da Educação e, a seguir, de seus respectivos sites e informações de domínio público, seguido de análise de dados (através do software R 4.1.2 R Core Team, Viena) e realização de georreferenciamento (através dos softwares Qgis e ArcGis). Resultados: A maioria das Instituições que ofertam o curso são privadas (89,4%), 63% deles não tem informações referentes ao corpo docente, pouco mais de 40% apresenta uma mulher como coordenadora do curso e mais da metade relata ter pelo menos uma modalidade de atividade de apoio aos estudantes. Os municípios que possuem curso apresentam melhores índices de IDH e menos procedimentos odontológicos realizados per capita. Conclusão: a maior disponibilidade de vagas de Odontologia está concentrada na região sudeste, sendo ofertadas por instituições privadas e em cursos que são coordenados por homens. Considerando as informações disponíveis nos sites das faculdades, destaca-se a importância de mantê-los atualizados e completos, para que, principalmente os estudantes possam ter acesso aos dados relevantes para a sua formação.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Dentistry is a profession that has shown considerable growth in recent years, with regard to qualitative aspects and scientific production, but also quantitatively. Currently, there are 565 Dentistry courses registered by the Ministry of Education. There are variations regarding the faculty, permanence policies aimed at university students, geographic distribution, among other characteristics. For this reason, even with the National Curriculum Guidelines (DCN), there is no information gathered regarding the current profiles of Dentistry courses in the country. Objective: to describe the profile of Dentistry courses through official data and unofficial data, such as gender equity in the faculty and the existence of support programs for students, in addition to relating the presence of courses to the degree of human development and number of dental procedures performed in the municipalities where they are located. Methodology: three trained researchers carried out a survey of all Dental Faculties registered by the Ministry of Education and then their respective websites and public domain information, followed by data analysis (using the R 4.1.2 R Core Team software , Vienna) and georeferencing (through Qgis and ArcGis software). Results: Most institutions offering the course are private (89.4%), 63% of them do not have information regarding the faculty, just over 40% have a woman as the course coordinator and more than half report having at least a modality of activity to support students. Municipalities that have a course have better HDI rates and fewer dental procedures performed per capita. Conclusion: the greatest availability of Dentistry vacancies is concentrated in the Southeast region, being offered by private institutions and in courses that are coordinated by men. Considering the information available on the college websites, the importance of keeping them updated and complete is highlighted, so that, especially, students can have access to data relevant to their training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFaculdades de Odontologiapt_BR
dc.subjectSchools dentalen
dc.subjectAccess to informationen
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de ciências da saúdept_BR
dc.subjectStudents dentalen
dc.subjectEquidade de gêneropt_BR
dc.subjectGender equityen
dc.titlePerfil dos cursos de odontologia no brasil : dados oficiais e dados oficiosospt_BR
dc.title.alternativeProfile of dentistry courses in Brazil : official data and unofficial dataen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coHilgert, Juliana Balbinotpt_BR
dc.identifier.nrb001140282pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples