Ações artísticas, conexões digitais e reflexões inclusivas : o processo de implementação do projeto “rodacade” no contexto de isolamento social
dc.contributor.advisor | Noronha, Márcio Pizarro | pt_BR |
dc.contributor.author | Kijner, Rafaela Carangache | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T04:51:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/238370 | pt_BR |
dc.description.abstract | A dança, com toda a sua complexidade, pode ser compreendida através de diferentes perspectivas, como um elemento de comunicação, de criatividade, de reabilitação, de expressão artística, entre outros. Na conjuntura de isolamento social devido à pandemia da COVID-19, ela adquire um caráter de papel transformador para a viabilização da manutenção da saúde mental e física dos indivíduos, além de contribuir para a experimentação cultural e artística. A partir desse entendimento, o presente estudo busca compreender como se configura o processo de implementação do Projeto de Extensão Universitária “Roda de Conversas e Ações Artísticas e Culturais em Artes e Deficiências (RODACADE)” durante o contexto pandêmico. Trata-se de um estudo transversal de natureza qualitativa, a partir da observação e descrição da autora, partindo da metodologia da pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada direto com o objeto, a partir de entrevistas, registros audiovisuais e análise de arquivos. A pesquisa de caráter experimental, buscou descrever e analisar os processos de implementação e experimentação artísticos do projeto de extensão. Este estudo propiciou a construção coletiva de um espaço de compartilhamentos artísticos, abertura para questionamentos pessoais e processos de construção e desconstrução de saberes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dance, with all its complexity, may be understood through different perspectives as an element of communication, creativity, rehabilitation, artistic expression, among others. In the context of the social isolation due to the COVID-19 pandemic, dance has a transformative role in enabling the maintenance of individuals’ mental and physical health, in addition to contributing to cultural and artistic experimentation. Based on this understanding, the present study aimed to investigate the implementation of the Extension Project of the University named “Wheel of Conversations and Artistic and Cultural Actions in Arts and Disabilities (RODACADE, in portuguese)” during the pandemic context. This is a cross-sectional study of a qualitative nature, based on the observation and description of the processes by the author, using field research methodology. Data for the research was collected from interviews, audiovisual records and file analysis. The experimental nature of the research described and analyzed the artistic implementation and experimentation processes of this extension project. This study led to the collective construction of a space for artistic sharing, openness to personal questions and processes of construction and deconstruction of knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dance and inclusion | en |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Artistic processes | en |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | en |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Disability | en |
dc.title | Ações artísticas, conexões digitais e reflexões inclusivas : o processo de implementação do projeto “rodacade” no contexto de isolamento social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140766 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Dança (148)