Intervenção pedagógica na educação infantil : um relato de experiência
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), em seu Artigo 9o, as interações e a brincadeira formam os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil. Essa etapa da Educação Básica busca possibilitar experiências nas quais as crianças possam construir e se apropriar de conhecimentos por meio de suas ações e interações com os demais, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. A partir da sistematização de um progra ...
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), em seu Artigo 9o, as interações e a brincadeira formam os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil. Essa etapa da Educação Básica busca possibilitar experiências nas quais as crianças possam construir e se apropriar de conhecimentos por meio de suas ações e interações com os demais, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. A partir da sistematização de um programa de aulas de Educação Física através das práticas corporais, buscou-se promover o desenvolvimento integral da criança (físico, afetivo e cognitivo) por meio da experimentação do movimento e da exploração de materiais e do próprio corpo. Este trabalho tem como objetivos discorrer sobre: a) os principais desafios e aprendizados na docência da Educação Física para turmas de bebês de 1 a 2 anos e b) a possibilidade de desenvolver uma intervenção pedagógica pautada nos critérios da Disciplina Positiva (Nelsen, 2015) com bebês. Este trabalho consiste em um Relato de Experiência de Caso Situacional (Gaya e Gaya, 2018) sobre a prática pedagógica realizada durante o estágio docente na Creche Vera Fabrício Carvalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As aulas foram ministradas em dupla para a turma de mini maternal, durante o primeiro semestre de 2019. Concluo que, os principais desafios desencadearam os maiores aprendizados deste período, são eles: a importância de conhecer as particularidades do estágio de desenvolvimento do infante; e alinhar expectativas com suas reais possibilidades. Além disso, assinalo ser possível desenvolver uma intervenção pedagógica pautada nos critérios da Disciplina Positiva. ...
Abstract
According to the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEIs), in its ninth Article, interactions and play form the structuring axes of pedagogical practices in Early Childhood Education. This stage of Basic Education seeks to enable experiences in which children can build and appropriate knowledge through their actions and interactions with others, which enables learning, development, and socialization. From the systematization of a Physical Education class program thr ...
According to the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEIs), in its ninth Article, interactions and play form the structuring axes of pedagogical practices in Early Childhood Education. This stage of Basic Education seeks to enable experiences in which children can build and appropriate knowledge through their actions and interactions with others, which enables learning, development, and socialization. From the systematization of a Physical Education class program through bodily practices, we sought to promote the child's integral development (physical, affective and cognitive) through the experimentation of movement and the exploration of materials and their own bodies. This work aims to discuss: a) the main challenges and learning in Physical Education teaching for groups of babies aged 1 to 2 years and b) the possibility of developing a pedagogical intervention based on the criteria of the Positive Discipline (Nelsen, 2015) with babies. This work consists of an Experience Report of a Situational Case (Gaya and Gaya, 2018) about the pedagogical practice carried out during a teaching internship at Creche Vera Fabrício Carvalho of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Classes were taught in pairs for the “mini maternal” class, during the first semester of 2019. I conclude that the main challenges triggered the greatest learnings of this period, they are: the importance of knowing the particularities of the infant's stage of development; and align expectations with their real possibilities. Furthermore, I point out that it is possible to develop a pedagogical intervention based on the criteria of the Positive Discipline. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License