O corpo da noção : imagens e imaginários no cinema brasileiro
View/ Open
Date
2007Author
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este texto pretende discutir as marcas identitárias produzidas por duas escolas cinematográficas que desde os anos 60 vêm influenciando a produção de filmes no Brasil, ancorados em uma estética audiovisual e narrativa que visa a agredir o espectador. Com isso, quer-se entender como aquilo que começou como proposta de um cinema revolucionário e de denúncia social acabou se tornando na própria marca do cinema nacional, e também da representação imagética do Brasil e dos brasileiros. Pretende-se a ...
Este texto pretende discutir as marcas identitárias produzidas por duas escolas cinematográficas que desde os anos 60 vêm influenciando a produção de filmes no Brasil, ancorados em uma estética audiovisual e narrativa que visa a agredir o espectador. Com isso, quer-se entender como aquilo que começou como proposta de um cinema revolucionário e de denúncia social acabou se tornando na própria marca do cinema nacional, e também da representação imagética do Brasil e dos brasileiros. Pretende-se ainda perceber como essas estratégias discursivas e audiovisuais podem ser percebidas nos filmes da chamada pós-retomada, ou seja, no cinema feito a partir de 2001. Nessa perspectiva, serão focalizados alguns desses filmes: O invasor, 2001, de Beto Brant; Cidade de Deus, 2001, de Fernando Meireles; Amarelo Manga, 2002, de Cláudio Assis; Contra todos 2004, de Roberto Moreira. ...
Abstract
This paper discusses two identity signs produced by movieschools that, since the 60s, have influenced the productionof movies in Brazil, based on a audio-visual and narrativeaesthetic that aims to shock the spectator. We want to under-stand how something that began as a proposal of a revolu-tionary and social criticism cinema ended up becoming themain characteristic of Brazilian movies and also the repre-sentation of Brazil and Brazilians. It's also our aim tounderstand how these discursive and ...
This paper discusses two identity signs produced by movieschools that, since the 60s, have influenced the productionof movies in Brazil, based on a audio-visual and narrativeaesthetic that aims to shock the spectator. We want to under-stand how something that began as a proposal of a revolu-tionary and social criticism cinema ended up becoming themain characteristic of Brazilian movies and also the repre-sentation of Brazil and Brazilians. It's also our aim tounderstand how these discursive and audio-visual strate-gies can be noticed in movies produced after 2001. Underthis perspective, this paper will focus on some of thesemovies: O Invasor (2001) directed by Beto Brant; Cidadede Deus (2001) directed by Fernando Meireles; AmareloManga (2002) directed by Cláudio Assis and Contra To-dos (2004) directed by Roberto Moreira. ...
In
Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 14, n. 34 (dez. 2007), p. 22-28
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40021)Applied and Social Sciences (4093)
This item is licensed under a Creative Commons License