Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPossamai, Zita Rosanept_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:41:48Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237994pt_BR
dc.description.abstractO artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado.pt_BR
dc.description.abstractThis article examines remaining, appropriations and changes relating to the practices and representations that preceded the founding of the Pedagogical Museum of France in the nineteenth century. It uses the educational museum category to define didactic materials, spaces and institutions strictly linked to education as a particular museum typology and it inserts the emergence of these museums in an international movement for education progress. This approach dialogues with studies on the history of heritage and museums, considering the uniqueness of these museums in relation to current heritage processes of the past cultural heritage conservation. Exhibition, collection and school museum notions were produced and put into circulation by the agents involved in the process, so that the perspective of development and preservation of the past traces remainded in the background.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba, PR. Vol. 31, n. 58 (out./dez. 2015), p. 103-119pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical Museum of Franceen
dc.subjectMuseu escolarpt_BR
dc.subjectEducational museumsen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectSchool museumen
dc.subjectCollectionen
dc.subjectExhibitionen
dc.titleExposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginadopt_BR
dc.title.alternativeExhibition, Collection, School Museum: preliminary ideas of an imagined museumen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000988174pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples