Atributos percebidos na tomada de decisão do consumidor de bares e restaurantes de Porto Alegre na pandemia da COVID-19
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2021Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A crise sanitária mundial instalada no início do ano de 2020 obrigou os líderes globais a tomarem medidas para impedir a transmissão da COVID-19, doença provocada pelo coronavírus. Algumas dessas medidas incluíram bloqueios em massa, redução substancial da mobilidade e lockdown, tendo por consequência, uma redução das atividades econômicas e mudanças na oferta e demanda de produtos e serviços, resultando em uma mudança no comportamento de consumo. No setor de alimentos, as principais mudanças v ...
A crise sanitária mundial instalada no início do ano de 2020 obrigou os líderes globais a tomarem medidas para impedir a transmissão da COVID-19, doença provocada pelo coronavírus. Algumas dessas medidas incluíram bloqueios em massa, redução substancial da mobilidade e lockdown, tendo por consequência, uma redução das atividades econômicas e mudanças na oferta e demanda de produtos e serviços, resultando em uma mudança no comportamento de consumo. No setor de alimentos, as principais mudanças verificadas durante a quarentena são o aumento das refeições feitas no lar (que, consequentemente, concentra as compras de alimentos no varejo tradicional), a busca por refeições rápidas e por praticidade (o que beneficia os deliveries, tanto do varejo quanto de alimentos prontos) e também a procura por alimentos indulgentes (que trazem prazer), como “recompensa” ao estresse trazido pelo isolamento. Este estudo apresenta uma análise qualitativa que verifica o efeito das medidas de distanciamento físico e da mobilidade sobre as tendências de consumo dos consumidores de bares e restaurantes no cenário de pandemia através do estudo dos atributos, que se faz necessário na medida em que se deseja descobrir quais os critérios adotados pelos clientes no processo de decisão em um cenário de isolamento social, onde o consumo local foi reduzido drasticamente. Atrelado a esse interesse, o objetivo deste trabalho é separar estes atributos em seus níveis de influência. Para esse fim, buscou-se fundamentação teórica nos estudiosos do comportamento do consumidor, alimentação fora do lar e dos atributos no processo de decisão de consumo. ...
Abstract
The global health crisis installed at the beginning of 2020 forced global leaders to take measures to prevent the transmission of COVID-19, a disease caused by the coronavirus. Some of these measures included mass locks, substantial reduction in mobility and lockdown, resulting in a reduction in economic activities and changes in the supply and demand of products and services, resulting in a change in consumption behavior. In the food sector, the main changes verified during the quarantine are ...
The global health crisis installed at the beginning of 2020 forced global leaders to take measures to prevent the transmission of COVID-19, a disease caused by the coronavirus. Some of these measures included mass locks, substantial reduction in mobility and lockdown, resulting in a reduction in economic activities and changes in the supply and demand of products and services, resulting in a change in consumption behavior. In the food sector, the main changes verified during the quarantine are the increase of meals made at home (which, consequently, concentrates food purchases in traditional retail), the search for quick meals and convenience (which benefits the deliveries, both retail and ready-to-eat foods) and also the search for indulgent foods (which bring pleasure), as a “reward” for the stress brought on by isolation. This study presents an analysis with some perspectives that verifies the effect of the measures of physical distance and mobility on consumption trends of bars and restaurants consumer during the pandemic scenario through the study of attributes, which is necessary to the extent that one wants to discover which ones the criteria adopted by customers in the decision process facing a scenario of social distancing, where local consumption was drastically reduced. Linked to this interest, the objective of this work is to separated the attributes between their levels of significancy when consuming food prepared outside home. For this purpose, a theoretical foundation was seek in the study of consumer behavior, food service and attributes in the consumption decision process. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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