Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEccel, Cláudia Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Vanessa Vanzelottipt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T04:45:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237886pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar as motivações e desafios de mulheres microempreendedoras ao iniciarem seus negócios, considerando questões de gênero. As motivações foram compreendidas por meio de quatro dimensões: predisposição pessoal para iniciar o negócio, contexto familiar, referências de experiências anteriores e ideias do início do empreendimento. Foi realizado um estudo descritivo de orientação qualitativa que contou com entrevistas de 12 mulheres empreendedoras MEIs, de segmentos variados, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que as mulheres podem empreender por diversos fatores, podendo ser uma motivação por necessidade, como complemento de renda e maternidade; ou por oportunidade a partir de uma demissão, identificação de um novo negócio, realização pessoal, desmotivação com emprego anterior. No entanto, pode-se inferir que a dicotomia da motivação entre oportunidade versus necessidade nem sempre acontece, podendo ser coexistente dependendo do contexto. Além disso, ao decorrer da trajetória, as mulheres empreendedoras vivenciam situações relacionadas ao gênero como: assédios, multiplicidade de papéis, maternidade, necessidade de conciliar trabalho e família, sentimentos como culpa em relação aos filhos ou se sentir desvalorizada. E por fim, o empreendedorismo gera um impacto positivo para a sociedade, através da compra de produtos dos fornecedores; da geração de empregos; em outras empresas, como empresas que trabalham no marketing digital.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the motivations and challenges of women micro entrepreneurs when starting their businesses, considering gender issues. Motivations were understood through four dimensions: personal predisposition to start the business, family background, references from previous experiences and ideas from the beginning of the venture. A descriptive study of qualitative orientation was carried out, which included interviews with 12 MEI women entrepreneurs, from different segments, located in the state of Rio Grande do Sul. as a supplement to income and maternity; or by opportunity from a layoff, identification of a new business, personal achievement, lack of motivation with previous employment. However, it can be inferred that the dichotomy of motivation between opportunity versus need does not always happen, and may coexist depending on the context. In addition, throughout the trajectory, women entrepreneurs experience situations related to gender such as: harassment, multiple roles, motherhood, need to reconcile work and family, feelings such as guilt about their children or feeling undervalued. And finally, entrepreneurship generates a positive impact on society, through the purchase of products from suppliers; job creation; in other companies, such as companies that work in digital marketing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEntrepreneurial motivationen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectWomenen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenreen
dc.titleMulheres microempreendedoras individuais : motivações, desafios e questões de gêneropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples