Show simple item record

dc.contributor.advisorEccel, Cláudia Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorRaupp, Luana Machadopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T04:45:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237836pt_BR
dc.description.abstractOs fatores que levam os profissionais a deixarem as empresas podem ser diversos, variando conforme o indivíduo e o contexto no qual está inserido. Objetivou-se identificar os principais fatores considerados nas decisões de permanência ou saída dos trabalhadores de organizações do setor de varejo de shopping centers de Porto Alegre, analisando as diferenças entre gênero e entre tipos de cargos. Foi aplicado questionário pelo método levantamento de campo ou survey, no qual inicialmente foi utilizada escala de Likert, e posteriormente foram questionados os 3 motivos principais para permanência e os 3 motivos principais para saída dos profissionais. Os principais fatores considerados para as decisões de permanência ou saída são satisfação e bem-estar no trabalho, justiça e o sentido no trabalho. Para saída são mais relevantes a remuneração, as práticas de reconhecimento e valorização, e as relações de trabalho. Para a permanência, a remuneração, as práticas de reconhecimento e valorização, e a satisfação e bem-estar no trabalho. Homens e mulheres diferiram em um dos fatores considerados como principais para permanência ou saída: homens consideram a sobrequalificação percebida e mulheres consideram o sentido no trabalho. Os tipos de cargos diferiram em dois fatores considerados como principais para permanência ou saída: cargos operacionais consideram a justiça e o sentido no trabalho e cargos de chefia consideram a capacitação e orientação; e a sobrequalificação percebida. Quanto aos três principais fatores para saída, foi encontrada uma diferença entre os tipos de cargos: cargos operacionais consideram as relações de trabalho e os cargos de chefia consideram a sobrecarga e custo humano no trabalho. Não foram encontradas diferenças relevantes entre os grupos quando comparados apenas os fatores principais para permanência, sendo eles: remuneração, satisfação e bem-estar no trabalho, e práticas de reconhecimento e valorização. Os resultados possibilitam aprimorar práticas de atração e retenção de talentos, contribuindo para a redução do turnover.pt_BR
dc.description.abstractThe factors that lead professionals to leave their companies are diverse, varying according to the individual and the context in which they are inserted into. The main point was to identify the key factors considered in the permanence or departure of employees from companies in the sales section of Porto Alegre shopping centers, analyzing the differences between gender and position types. A survey was applied through a field survey in which initially the Likert scale was used, and later, the 3 main reasons for the permanence and the 3 main reasons for the departure of employees were asked. The key factors for the permanence or departure decisions were satisfaction, well-being in the work environment, justice and purpose meaning at the job. For the departure, wages, recognition, appreciation practices, satisfaction and well-being were the most relevant factors. For the permanence, good salary, recognition, satisfaction and well-being were the most important factors. Men and women differed in one of the key factors to the job permanence or leave: men consider the perceived overqualification and women consider job purpose meaning The position types differed in two factors considered as key for the job permanence or leave: operational positions consider justice and job purpose meaning, while leadership positions consider training and guidance from the companies and perceived overqualification. Regarding the three main factors for leaving, it was found a difference between the types of positions: operational positions consider job relationship and leadership positions consider work overload and human costs at work. Relevant diferences between groups were not found when only the main factors for pemanence were compared, among them: good salary, satisfaction and work wellbeing, and appreciation and recognition best practices at the work environment. The results allow an improvement of practices like talent attraction and retention, contributing to reduce the turnover.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectTalent retentionen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectTurnoveren
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectShopping centeren
dc.subjectRotatividade de pessoalpt_BR
dc.titlePrincipais fatores para permanência ou saída dos trabalhadores do setor de varejo de shopping centers de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140043pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record